Cientistas criam microchips que simulam os órgãos do corpo humano

Por Redação | 27 de Julho de 2012 às 08h51
Chip que imita o corpo humano

Pesquisadores do Instituto Wyss da Universidade de Harvard criaram um chip que recria as funções do corpo humano, mas é claro que a versão final do dispositivo não terá a mesma aparência de uma pessoa.

Os criadores do projeto esperam que o dispositivo se torne um campo de testes de alta tecnologia para novos medicamentos, substituindo os animais de laboratório em alguns estudos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O desafio agora é criar 10 componentes que se conectem e interajam entre si em um sistema complexo, assim como os órgãos do nosso corpo. Eles pretendem criar também um instrumento automatizado para controlar o fluxo de fluidos, de forma que possam analisar, em tempo real, as mais complexas funções bioquímicas.

Segundo informações do próprio Instituto Wyss, cada chip é feito de plástico transparente e flexível, para que os cientistas possam observar o que está acontecendo lá dentro. Além disso, todos são revestidos com células humanas. Por exemplo, o chip-intestino é revestido com células intestinais humanas e semeado com as bactérias benéficas que naturalmente vivem dentro dos intestinos das pessoas.

A Agência de Projetos de Pesquisa de Defesa Avançada (Darpa, na sigla em inglês), assinou um contrato de US$ 37 milhões com o Instituto Wyss para o desenvolvimento deste projeto.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.