Cientistas criam microchips que simulam os órgãos do corpo humano

Por Redação | 27 de Julho de 2012 às 08h51
Chip que imita o corpo humano

Pesquisadores do Instituto Wyss da Universidade de Harvard criaram um chip que recria as funções do corpo humano, mas é claro que a versão final do dispositivo não terá a mesma aparência de uma pessoa.

Os criadores do projeto esperam que o dispositivo se torne um campo de testes de alta tecnologia para novos medicamentos, substituindo os animais de laboratório em alguns estudos.

O desafio agora é criar 10 componentes que se conectem e interajam entre si em um sistema complexo, assim como os órgãos do nosso corpo. Eles pretendem criar também um instrumento automatizado para controlar o fluxo de fluidos, de forma que possam analisar, em tempo real, as mais complexas funções bioquímicas.

Segundo informações do próprio Instituto Wyss, cada chip é feito de plástico transparente e flexível, para que os cientistas possam observar o que está acontecendo lá dentro. Além disso, todos são revestidos com células humanas. Por exemplo, o chip-intestino é revestido com células intestinais humanas e semeado com as bactérias benéficas que naturalmente vivem dentro dos intestinos das pessoas.

A Agência de Projetos de Pesquisa de Defesa Avançada (Darpa, na sigla em inglês), assinou um contrato de US$ 37 milhões com o Instituto Wyss para o desenvolvimento deste projeto.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.