Cientistas criam linhagem imortal de camundongos clonados

Por Redação | 14 de Março de 2013 às 13h20

Biólogos japoneses criaram uma linhagem potencialmente infinita de camundongos clonados a partir de outros camundongos clonados. Eles produziram 581 ratos a partir de um camundongo doador original por meio de 25 rodadas de clonagem.

O estudo, publicado na Cell Stem Cell, afirma ser possível fazer clones de animais indefinidamente. Os 581 ratos clonados foram feitos usando uma versão melhorada de transferência nuclear somática, a técnica que criou a famosa ovelha Dolly em 1996.

Muitos outros animais foram clonados desde então, mas a técnica tem tido uma taxa de sucesso baixa e a tentativa de "reclone" de animais muitas vezes não funcionava. Anormalidades genéticas que podem se acumular ao longo de gerações consecutivas de clones demonstram essas falhas.

No final das 25 gerações, os pesquisadores não perderam nenhuma eficiência na clonagem e seus camundongos viveram a expectativa de vida normal de cerca de dois anos.

A clonagem pode ajudar a reproduzir animais para a alimentação ou para a conservação, explicou Sayaka Wakayama, bióloga do Centro Riken de Biologia do Desenvolvimento, que liderou o estudo de clonagem.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.