Cientistas criam laser super rápido que pode influenciar velocidade da internet

Por Redação | 02 de Outubro de 2014 às 12h25

Pesquisadores alemães e ingleses divulgaram recentemente a criação de uma nova tecnologia que pode ter um impacto positivo na Internet. Eles desenvolveram um laser super rápido, que aumenta consideravelmente a velocidade de transmissão de dados.

Na realidade, a velocidade do equipamento não está na luz em si, mas na quantidade de vezes que ele consegue piscar, afetando, assim, a transmissão de informações.

“Se você pode ligar e desligar o laser muito rápido, mais informações são transportadas em um determinado período de tempo”, explica o cientista alemão da Universidade Friedrich Schiller, Carsten Ronning, ao Mashable.

O diferencial desse laser é que o nanotubo feito de óxido de zinco utilizado para criar a emissão é colocado em prata ao invés de vidro. E, utilizando uma técnica especial para colocar a luz em um espaço muito menor do que o normal, o laser sai extremamente fino, com um milésimo do diâmetro de um fio de cabelo.

Com isso, ele é capaz de produzir 1 trilhão de pulsos por segundo, muito acima do que se tem hoje em dia.

Provavelmente não veremos essa tecnologia ser aplicada no roteador de nossas casas, mas imagine o impacto na velocidade dos data centers e como isso pode influenciar a velocidade e oferta de banda larga.

A tecnologia ainda está na fase inicial e deve demorar alguns anos até que comece a fazer diferença no nosso dia a dia.

Fonte: http://mashable.com/2014/09/30/laser-internet-fast/?utm_cid=mash-com-Tw-main-link

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.