Cientistas criam cartilagem artificial usando impressora 3D

Por| 25 de Novembro de 2012 às 12h59

Cientistas criam cartilagem artificial usando impressora 3D

Cientistas do Instituto Wake Forest de Medicina Regenerativa desenvolveram uma técnica que permite imprimir cartilagem para implantes em vítimas de lesões desportivas, por exemplo.

Segundo informações do TGDaily, o método permite a criação de uma estrutura feita a partir de materiais naturais e sintéticos, o que a torna o muito mais resistente.

"Isso é um estudo conceitual que ilustra que a combinação de materiais e métodos de fabricação gera peças implantáveis e duráveis", diz o professor James Yoo, um dos responsáveis pelo projeto.

Os materiais sintéticos dão a força do implante, enquanto os materiais de gel natural proporcionam um ambiente que promove o crescimento celular. Os pesquisadores utilizaram uma impressora tradicional associada a uma máquina que utiliza uma corrente elétrica para gerar fibras muito finas a partir de uma solução de polímero.

No estudo, polímeros sintéticos foram combinados, camada por camada, com uma solução de células de cartilagem da orelha de um coelho.

As cartilagens impressas foram inseridas em ratos por duas, quatro e oito semanas para ver como elas se comportariam na vida real. Depois de oito semanas, elas pareciam ter desenvolvido as mesmas estruturas e propriedades da cartilagem elástica, o que significa que seria adequada para a inserção dentro de um paciente.

Os cientistas acreditam que, no futuro, exames de ressonância magnética podem ser usados para criar um projeto da cartilagem a ser impressa.