Cientistas armazenam livro com 53 mil palavras sob a forma de DNA

Por Redação | 17.08.2012 às 13:25

Cientistas da Universidade de Harvard, Estados Unidos, converteram um livro com 53.426 palavras em uma molécula de DNA, a mesma substância que carrega todas as informações genéticas de qualquer ser vivo. O estudo foi publicado na revista Science nesta quinta-feira (16).

De acordo com o Mashable, o estudo visa demonstrar a capacidade de armazenamento de grandes quantidades de dados em moléculas de DNA. Os dados são gravados em pares de núcleos no DNA como, por exemplo, nos pares de citosina e timina e de adenina e guanina (lembra disso nas suas aulas de Ciências ou Biologia?), o que garante que a molécula possa armazenar mais informações por milímetro cúbico de memória flash.

Livro traduzido molécula de DNA

A molécula de DNA é capaz de sobreviver por milhares de anos, garantindo que os dados sejam preservados

A grande dificuldade está na tradução dos códigos, tanto do DNA para texto como do texto para o DNA. Os pesquisadores começaram o processo de tradução com o conteúdo do livro, que também incluía, além do texto, 11 imagens, convertendo-o a código binário. Depois, cada 0 e 1 do código foi atribuído a um núcleo. Segundo o Spectrum IEEE, terminado o processo, o livro era uma molécula de DNA com cerca de um milionésimo do peso de um grão de areia.

O processo de conversão da molécula em código binário e, consequentemente, do texto em uma página HTML foi mais simples. Os pesquisadores ainda afirmaram que a margem de erro dessas traduções foi de 10 bits do total de 5.270.000.

Além de sua capacidade de armazenamento, a molécula de DNA ainda possui duas outras vantagens. A primeira é a sua longevidade, já que o DNA é capaz de durar milhares de anos. E a segunda, é que o DNA é a prova do futuro, ou seja, sua longevidade permitirá que as populações futuras possam lê-los graças ao desenvolvimento de tecnologias de decodificação.

As desvantagens do processo também existem. Já que ele ainda é muito caro e uma vez sequenciado, o DNA não poderá nunca mais ser alterado.