Cadeira de rodas motorizada pode subir degraus e passar por cima de obstáculos

Por Redação | 18.10.2012 às 11:35

Embora algumas cidades já trabalhem na adaptação para o livre trânsito de deficientes físicos, visuais e cadeirantes, ainda existem inúmeros obstáculos e falta de acessibilidade em ruas e calçadas. Devido à falta de infraestrutura adequada, os cadeirantes acabam passando por verdadeiras maratonas todos os dias.

Preocupados com essa questão, pesquisadores japoneses do Instituto de Tecnologia de Chiba (CIT), localizado nas proximidades de Tóquio, conseguiram construir uma cadeira de rodas robótica especializada, capaz de desvencilhar-se de obstáculos e subir degraus.

De acordo com a reportagem do site Digital Trends, a unidade de quatro rodas e cinco eixos é controlada por um joystick e se movimenta sobre suas rodas, até encontrar um obstáculo. Os sensores integrados à cadeira de rodas avaliam o ambiente antes de o veículo se erguer e passar, literalmente, por cima do objeto.

Um aspecto particularmente interessante é que sua mecânica garante que o assento permaneça sempre paralelo ao chão, auxiliando o cadeirante a manter o equilíbrio perfeito entre seu corpo e a cadeira, evitando qualquer sensação de inclinação ou desequilíbrio. A cadeira não apenas sobre degraus, como também se movimenta por rampas muito íngremes.

"[A cadeira de rodas] possui vários sensores e os utiliza em combinação para avaliar o quão grande um degrau é", diz Shuro Nakajima, professor associado do CIT e líder da equipe responsável pelo desenvolvimento da cadeira de rodas.

O veículo é também capaz de alinhar suas rodas, realizando uma volta circular perfeita em um ambiente apertado, como um elevador.

Embora a cadeira de rodas ainda seja um conceito, Nakajima está satisfeito com o progresso de sua equipe. Ele explica que o movimento da cadeira de rodas robotizada está praticamente resolvido e que, na próxima etapa, levará várias pessoas para testá-la no mundo real, a fim de colher as primeiras impressões sobre seu desempenho e melhorar aquilo que for possível.

O design 'clean' seria, certamente, um benefício para os cadeirantes que encontram, frequentemente, vários desafios em seus caminhos. Confira a apresentação da cadeira de rodas robotizada no vídeo abaixo: