Brasileiro cria monitor que permite aos míopes enxergar sem óculos

Por Redação | 07 de Agosto de 2012 às 22h45

Um brasileiro inventou um monitor que se adequa às necessidades daqueles que sofrem de presbiopia, a famosa "vista cansada". Vitor Pamplona criou uma tela capaz de se ajustar ao grau de miopia do telespectador e, apesar de o invento ainda estar em fase experimental, Pamplona já está tentando convencer empresas da alta tecnologia, como Samsung, Nokia e Philips a adquirirem sua ideia, segundo a Folha de S. Paulo.

A invenção foi batizada de "tailored displays", ou monitores sob medida, e será apresentada nesta semana em Los Angeles na Siggraph, a maior conferência de computação gráfica do mundo.

Os monitores foram baseados no funcionamento do Nintendo 3DS, que projeta imagens tridimensionais na tela e dispensa o uso dos óculos 3D. Depois de ter concluído seus estudos no Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), Pamplona regressou ao Brasil e desenvolveu o projeto na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seu invento pode ser adaptado para vários outros problemas visuais, como astigmatismo, miopia, hipermetropia e até mesmo catarata. Basta ajustar as imagens de acordo com o grau de cada pessoa. O experimento consiste em uma tela de LCD com duas camadas, sendo que a da frente funciona com um filtro. A tela posterior emite a imagem e o filtro determina o ângulo de direção da luz emitida por cada pixel aceso.

Pamplona acredita na possibilidade de convencer as grandes empresas a trabalharem em sua ideia, apesar de ainda não ter sido adaptada para os televisores 3D grandes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.