Bóson de Higgs, a "partícula de Deus", prestes a ser oficialmente descoberta

Por| 02 de Julho de 2012 às 16h15

Bóson de Higgs, a "partícula de Deus", prestes a ser oficialmente descoberta

Cientistas da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear, ou CERN, estão prestes a anunciar, ainda esta semana, que estão mais perto do que nunca da prova da existência do bóson de Higgs, também conhecido como "partícula de Deus".

Fortes são os rumores da descoberta do bóson de Higgs, um dos feitos mais aguardados pela comunidade científica mundial. Para quem não sabe ou não se lembra bem, o bóson de Higgs foi postulado por Peter Higgs, físico inglês, nos anos 60, para fechar o modelo padrão da física de partículas. Tal bóson é visto como a peça chave que explicaria a origem da massa de outras partículas elementares.

A um passo de uma grande descoberta

Muitos blogs e sites de notícias, como a própria Reuters, afirmam que é possível que neste 4 de julho, durante o Ichep (evento de grande porte sobre partículas de alta energia que ocorrerá em Melbourne, na Austrália), a descoberta do bóson de Higgs seja oficialmente anunciada. E ressaltam que "nunca algo tão efêmero e pequeno atraiu tanto interesse. A partícula, descrita apenas teoricamente, explicaria como as estrelas e planetas se formaram após o Big Bang".

Segundo o porta-voz do CERN, James Gillies, "ainda é prematuro dizer algo tão definitivo". Ele ressaltou que as duas equipes envolvidas ainda estão analisando dados e que qualquer conclusão somente será possível após confrontamento dos dois relatórios. Espera-se que o primeiro dia do evento na Austrália seja um dia de divulgação oficial de novos dados sobre a busca do bóson de Higgs no CERN. Assim que a descoberta se oficializar, haverá uma coletiva de imprensa no próprio CERN, em Genebra, Suíça.

Mas por que Austrália?

Um fato curioso: a Austrália não faz parte, oficialmente, do CERN e a divulgação de uma notícia deste porte no país seria algo um tanto quanto improvável. Exatamente por esse motivo, a coletiva de imprensa ocorrerá na Suíça, logo após o evento em Melbourne.

Diante de tanto estrondo, muitos cientistas estão procurando informações diretamente no CERN. O site Ciência Hoje trouxe respostas ainda inconsistentes quanto à questão da descoberta do bóson de Higgs, salientando que apesar de tudo indicar que algo está prestes a surpreender os cientistas, ainda existe muito mistério em torno desta descoberta.

O jeito é esperar até quarta-feira para saber.