Boeing panteteia tecnologia de escudos de força semelhantes aos de Star Wars

Por Redação | 24.03.2015 às 08:30 - atualizado em 24.03.2015 às 15:43

Não é de hoje que elementos presentes na ficção científica inspiram criações no mundo real. E aconteceu novamente, diretamente de filmes como Star Trek e Star Wars: uma nova patente concedida à companhia aérea Boeing prevê o uso de energia como forma de amenizar potenciais danos, algo parecido com os escudos de força dos longas.

Intitulado "Método e sistema para atenuação de ondas de choque via arco eletromagnético", o sistema foi projetado para proteger um alvo - um veículo, uma construção ou algo semelhante - do impacto de ondas de choque nas proximidades. Não chega a rebater ou absorver partículas e estilhaços, como na ficção, mas é algo que se aproxima da ideia apresentada dos filmes.

A patente é descrita de forma técnica como um sistema de atenuação que consiste num sensor capaz de detectar uma explosão geradora de ondas de choque. Um gerador de arco recebe o sinal vindo do sensor e então ioniza um pequena região, produzindo um campo de plasma entre o alvo e a explosão por meio de lasers, luz e micro-ondas.

CAMPO DE FORÇA BOEING

O pequeno campo de plasma teria temperatura, densidade e composição diferentes do ambiente ao seu redor. Isso proporcionaria um efeito amortecedor entre o alvo e a explosão, o que dificultaria a propagação das ondas de choque e, consequentemente, diminuiria os danos ao alvo.

"As formas de realização descritas acima podem reduzir a densidade da onda de choque através da criação de um segundo meio no caminho da onda de choque, que reflete, refrata, absorve e desvia o avanço de pelo menos parte da onda de choque", diz a patente.

O "campo de força" é tecnicamente viável e estudantes de física já descobriram no ano passado que um campo eletromagnético poderia ser usado para segurar um escudo de plasma em determinado local. Contudo, há limitações. O sistema da patente se aquece e ioniza o ar, o que o impede de envolver completamente um alvo por um período de tempo. Além disso, provavelmente deve desviar a luz, o que indica que quem ficar dentro do escudo de plasma vai ficar no escuro.

Via CNET

Fonte: http://www.cnet.com/news/boeing-patents-star-wars-style-force-fields/#ftag=CAD590a51e