Base lunar poderá ser construída com impressoras 3D controladas por robôs

Por Redação | 07.02.2013 às 10:00
photo_camera ESA

A chegada do homem à Lua representou um grande passo para os estudos espaciais, e muitas agências ainda têm planos de construir uma base permanente no satélite. A Agência Espacial Europeia (ESA) afirmou recentemente que tem planos de utilizar impressoras 3D controladas por robôs para construir uma base lunar, tudo isso utilizando os materiais encontrados na Lua.

"A tecnologia de impressão 3D terrestre foi capaz de construir estruturas completas", afirmou Laurent Pambaguian, diretor do projeto de base lunar da ESA. "Nossa equipe industrial investigou se a técnica poderia ser igualmente utilizada para construir um habitat lunar".

O projeto de criação de uma base lunar está entre os planos da ESA há alguns anos, mas o alto custo para o envio de equipamentos, materiais e outros artefatos para a construção do prédio se tornou inviável, problema este que pode ser resolvido com o uso de impressoras robotizadas e de materiais locais. A própria NASA (Agência Espacial dos Estados Unidos) já havia provado que a construção de estruturas com poeira lunar e regolito, fragmento de pedras presente na superfície lunar, era possível.

Para testar a viabilidade do projeto, a ESA se uniu a outras empresas como a Foster + Partners, do ramo de arquitetura, e a Monolite. A última companhia ofereceu uma impressora em três dimensões com capacidade para imprimir peças com até seis metros de comprimento, e usando uma poeira parecida com a encontrada na Lua, a máquina criou um bloco de 1,5 tonelada durante o período de testes.

A empresa de arquitetura utilizará o modelo do bloco para desenvolver seu projeto e criar uma base lunar com paredes baseadas na estrutura de uma colmeia de abelhas, com buracos espalhados pelo interior da base. A ESA afirma que a base lunar será capaz de comportar até quatro astronautas e protegê-los de tempestades de micrometeoritos, mudanças de temperatura e radiação espacial. Ainda não há data prevista para a conclusão do projeto.