Barack Obama anuncia novo projeto científico sobre o cérebro humano

Por Redação | 04 de Abril de 2013 às 13h00

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou um novo projeto científico que pretende desvendar alguns mistérios da mente humana e que receberá incentivo governamental. O Brain Research Through Advancing Innovative Neurotechnologies, ou BRAIN Innitiative, receberá US$ 100 milhões (cerca de R$ 200 milhões). As informações são do The Guardian.

O objetivo central da nova pesquisa é mapear todos os neurônios presentes no cérebro humano e identificar como se dá a interação entre as células do cérebro e a rede neural em altas velocidades, e também a agilidade com que uma pessoa consegue pensar. Com essa análise completa, os pesquisadores acreditam que poderão encontrar a cura para algumas doenças como epilepsia, Alzheimer entre outras.

"Imagine se nenhuma família tivesse que se sentir impotente vendo um ente querido desaparecer por trás da máscara do Parkinson, ou lutar contra a epilepsia. Imagine se pudéssemos reverter alguma lesão cerebral traumática dos veteranos que estão voltando para casa. Imagine que alguém com uma prótese possa, agora, tocar piano ou jogar beisebol, como qualquer outra pessoa, porque seu cérebro está conectado perfeitamente com sua prótese e está respondendo àquilo que já acontece no seu cérebro", afirmou Obama em sua apresentação. "Esse é o futuro que estamos imaginando. Isso é o que nós estamos esperando. É por isso que a BRAIN Innitiative é tão absolutamente importante".

O entusiasmo gerado pelo projeto de estudo avançado do cérebro humano fez com que ele fosse comparado com outro grande projeto científico, o Genoma Humano (PGH). O projeto reuniu centenas de pesquisadores, vindos de 17 países diferentes, nos anos 1990 para sequenciar o DNA humano, permitindo o avanço em outros setores de pesquisa genética.

E com os resultados da pesquisa, os cientistas esperam conseguir desenvolver novas tecnologias para a análise do cérebro humano e identificar como o órgão é capaz de processar, armazenar, utilizar e recuperar quantidades imensas de informações.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.