BMW está desenvolvendo carro que estaciona por meio de smartwatch

Por Redação | 18 de Dezembro de 2014 às 13h10
Tudo sobre

BMW

A BWM está se preparando para demonstrar, no início do próximo mês, uma novidade interessante: um carro que estaciona automaticamente, sendo ativado por um toque na tela de um smartwatch. O protótipo é um BMW i3, e será apresentado durante a CES 2015, que acontecerá em Las Vegas nos primeiros dias de janeiro.

O i3 contará com uma série de tecnologias que o ajudarão no ato de estacionar, o que, dependendo da situação, pode ser exaustivo. Primeiramente, um sistema auxiliará o motorista durante o processo, e caso detecte algum perigo – risco de colisão, aciona os freios automaticamente. Em outro cenário de uso, o motorista para próximo à vaga, sai do carro e ativa o sistema através de um app no smartwatch. A tecnologia funciona com lasers, que escaneiam os arredores para guiar o carro até o local correto sem colidir com nada. Uma limitação, por ora, é que para a função de estacionamento autônomo, é necessário uma planta do local.

BMW i3

Obviamente, o i3 é apenas um protótipo, e possui muitas falhas. Não é fácil desenvolver um sistema de estacionamento automático, e grandes nomes da indústria automobilística já trabalham nisso há um certo tempo. Na CES 2013, a Audi apresentou um protótipo com tecnologia similar, só que para que o sistema funcionasse, eram necessários lasers no local onde o carro estacionaria.

Assista Agora: Gestor, descubra os 5 problemas que suas concorrentes certamente terão em 2019. Comece 2019 em uma nova realidade.

A própria BMW já apresentou outros modelos de carros com direção automatizada, em 2009, 2011, e no mesmo evento no ano passado. Além da fabricante alemã, nomes como Tesla e Google também trabalham em tecnologias para que os carros andem sem interferência humana, e não deve demorar muito para que isso se torne realidade.

A CES 2015 ocorrerá entre os dias 6 e 9 de janeiro de 2015, e nós faremos a cobertura completa do evento, então fique ligado, que mostraremos em primeira mão o futuro da tecnologia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.