Avião movido totalmente a energia solar decola para volta ao mundo

Por Redação | 09 de Março de 2015 às 13h50

O avião Solar Impulse 2, movido inteiramente a energia solar, iniciou nesta segunda (9) a primeira etapa de uma longa jornada de volta ao mundo. O momento é histórico pois esta será a primeira vez que uma aeronave que utiliza 100% de energia renovável realizará tal feito.

A jornada, de 35 mil quilômetros, terá duração aproximada de 5 meses e será dividia em 12 etapas. Após a decolagem, a aeronave dirigir-se-á para Mascate, a capital de Omã, seguindo para Índia e China, antes de cruzar o Pacífico na direção dos EUA. Após atravessar os Estados Unidos, cruzará os céus do Sul da Europa ou Norte da África para finalmente pousar de volta em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Cada etapa será voada a cerca de 8 mil metros de altitude e com velocidades entre 50 e 100 km/h – o que é possível graças à enorme envergadura das asas.

A empreitada será comandada pelos pilotos Bertrand Piccard e Andre Borschberg, ambos suíços. Piccard ficou famoso por realizar a primeira volta ao mundo em um balão em 1999.

A aeronave é construída principalmente com fibra de carbono, pesando apenas 2,5 toneladas. Já a envergadura (distância entre as pontas das asas) se equipara à do maior avião de passageiros do mundo, o Airbus A380. As asas são cobertas por 17 mil células solares que alimentam 4 motores elétricos além de todos os sistemas de bordo.

O projeto teve início há 12 anos e uma primeira versão, o Solar Impulse 1, quebrou diversos recordes de distância e altitude voadas por aviões elétricos tripulados movidos a energia solar.

Por trás deste projeto estão diversas empresas, incluindo a Bayer AG, Solvay, ABB, Schindler e Omega Masdar, de Abu Dhabi.

Você pode acompanhar o andamento da missão Solar Impulse através do site oficial do projeto.

Fonte: http://www.reuters.com/article/2015/03/09/us-emirates-aviation-idUSKBN0M50KP20150309?feedType=RSS&feedName=technologyNewshttp://www.theverge.com/2015/3/8/8168179/solar-impulse-2-around-the-world-launch-date

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.