Asteroide Apophys passará próximo à Terra nesta quarta-feira

Por Redação | 09.01.2013 às 11:17
photo_camera Daily Mail

O asteroide Apophys, nomeado a partir de um demônio da mitologia egípcia, deverá passar muito próximo ao planeta Terra nesta quarta-feira (9) por volta das 22 horas (horário de Brasília). A rocha, com aproximamente 274 metros de diâmetro, deverá se aproximar ainda mais do nosso planeta em 2029 e os cientistas prevêem uma colisão com a Terra em 2036.

Pesquisadores afirmam que o corpo deverá ter ponto máximo de aproximação com a Terra hoje (9), a uma distância de 14,4 milhões de quilômetros. O asteroide, descoberto em 2004, deverá atingir 30 mil quilômetros de distância da Terra em 2029 e especialistas acreditam que há uma chance em 45 – ou 2,7% de probabilidade – dele colidir com o planeta neste mesmo ano.

"Sozinho, entre todos os asteroides que se aproximaram da Terra nos últimos anos, o Apophys tem gerado mais preocupação mundial por causa de sua perspectiva de aproximação em 2029 e impacto potencial, ainda que pequeno, em 2036", afirmou ao Daily Mail Patrick Paolucci, diretor do serviço de monitoramento online do céu Slooh, por onde os interessados poderão acompanhar a passagem do Apophys.

"Estamos muito animados para cobrir a aproximação desse asteroide e transmiti-la para o público". Quem tem telescópio amador em casa dificilmente conseguirá ver o asteroide. É mais garantido acompanhar a transmissão pelo site.

Cientistas da agência espacial norte-americana (NASA) acreditam que se o Apophys atingir a Terra isso poderá gerar uma explosão gigantesca, equivalente a 500 megatoneladas de dinamite. Para ter uma ideia, a maior explosão já registrada por uma bomba de hidrogênio, a bomba Tsar Soviética, gerou uma explosão de 54 megatoneladas.