Após problemas, SpaceX tentará lançamento de satélites nesta terça-feira (24)

Por Redação | 24 de Junho de 2014 às 09h19

A Space Exploration Technologies, mais conhecida como SpaceX, tentará nesta terça-feira (24), pela terceira vez, realizar o lançamento do foguete Falcon 9, que levará seis satélites comerciais da Orbcomm.

Segundo o noticiado pelo Florida Today, duas tentativas anteriores fracassaram nos últimos dias. O lançamento inicial estava previsto para a sexta-feira (20), mas, minutos antes, engenheiros detectaram leituras de pressão inesperadas na segunda fase do motor do foguete, o que causou o cancelamento da tentativa. A empresa não cedeu mais informações sobre os problemas que adiaram o lançamento.

No sábado (21), uma nova tentativa foi agendada, no entanto o mau tempo não permitiu que o foguete fosse lançado no tempo permitido. A SpaceX tinha 53 minutos para fazer o lançamento a partir das 17h46 no horário local da Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral, na Flórida.

Com os dois adiamentos, uma nova tentativa teria sido agendada para o domingo (22), mas uma avaliação pré-voo afirmou que haveria uma potencial preocupação para assegurar o alto nível de segurança. Com isso, a empresa agora espera realizar o lançamento hoje.

O foguete Falcon 9 irá transportar seis de um total de 17 satélites comerciais para a empresa Orbcomm, fornecedora mundial de dados e serviços de mensagens. O equipamento é compacto e leve o suficiente para que o SpaceX Falcon 9 seja capaz de transportar seis deles em um único lançamento.

Os satélites da Orbcomm ficarão em órbitas designadas, a cerca de 800 quilômetros acima da Terra e com inclinação de 47 graus em relação à linha do equador.

A SpaceX pertence ao bilionário Elon Musk e tem se tornado popular devido aos reabastecimentos que faz para a Estação Espacial Internacional e a promessa de fazer turismo espacial daqui a alguns anos.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.