Aparelho cria eletricidade a partir do calor de velas tradicionais

Por André Fogaça | 21 de Julho de 2012 às 19h30

Uma única vela, daquelas pequeninas, consegue criar energia o suficiente para uma lâmpada de 25 LEDs durante quatro horas. Como? Com o tPOD1, que gera eletricidade a partir do calor da vela. Mas o projeto precisa da ajuda do público para sair do papel.

Este fabuloso aparelho é capaz de criar energia elétrica a partir do calor de uma simples vela, e esta eletricidade pode ser utilizada para qualquer coisa. Desde iluminar uma noite fria, até carregar - num futuro próximo - seu smartphone que está morto num canto.

A energia é gerada em módulos termoelétricos escondidos no tPOD1, que transformam o calor do fogo da vela em eletricidade. A versão que está sendo criada no Kickstarter é capaz de iluminar uma lâmpada de 25 LEDs por quatro horas. Útil para os dias de apagão ou para quando você for acampar.

Todo o conjunto pesa 340 gramas e tem o tamanho de uma xícara de chá. Ele pode ficar acomodado em mochilas ou numa gaveta esperando a falta de luz. A versão que pode armazenar a energia e transferir para pequenos aparelhos ainda está em desenvolvimento.

Mas, se você não quer esperar esta versão ficar pronta, pode oferecer mais dólares para a empresa e levar o tPOD5. Este outro modelo precisa de um fogareiro maior para enviar 5 watts para um gadget qualquer. Essa energia é suficiente para carregar um iPhone.

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.