Acompanhe a sonda Curiosity com um aplicativo de realidade aumentada

Por Fernanda Morales | 06 de Agosto de 2012 às 12h14
photo_camera Washington Times

A sonda Curiosity acaba de aterrissar em solo marciano e já está enviando informações e imagens incríveis de lá. Conheça melhor cada detalhe desse robô super tecnológico que vai explorar o planeta vizinho!

O site oficial do projeto, o Laboratório de Propulsão a Jato, possui uma página exclusiva sobre a missão da Curiosity e os visitantes poderão acompanhar tudo o que a sonda está fazendo através das imagens panorâmicas captadas pela câmera em alta definição do robô.

Para acessar as imagens, os usuários deverão clicar sobre a aba 'Multimedia' e selecionar se gostariam de ver fotos, detalhes da sonda, vídeos e arquivos das explorações anteriores, realizadas pelas sondas Spirit e Opportunity.

NASA Spacecraft 3D app

O aplicativo de realidade aumentada permite que os usuários explorem as sondas da NASA

Além disso, a agência lançou um aplicativo móvel de realidade aumentada exclusivo para aparelhos iOS, o Spacecraft 3D. A aplicação permite que os usuários vasculhem todos os detalhes dos veículos de exploração da NASA, utilizados em expedições em Marte e outros projetos.

"Com o Spacecraft 3D e um dispositivo móvel, você pode aplicar efeitos de alta definição, modelos tridimensionais, literalmente, nas mãos de crianças de todas as idades", afirmou Stephen Kulczycki, vice-diretor de comunicação e educação do Laboratório.

O aplicativo utiliza a câmera do iPhone ou iPad para sobrepor as informações da tela diretamente em superfícies lisas como, por exemplo, uma folha de papel. Quando a câmera é apontada para a superfície que traz o código especial, a nave escolhida pelo usuário é projetada.

Os usuários ainda poderão tirar uma foto ao lado da espaçonave projetada e compartilhá-la com seus amigos através das redes sociais. O SpaceCraft 3D já está disponível na iTunes App Store e pode ser baixado gratuitamente.

E os usuários do YouTube também poderão acompanhar a missão da Curiosity de perto através do canal JPLnews, que traz informações sobre o como funciona a sonda e sua comunicação com a Terra.

Confira abaixo um dos vídeos de apresentação do projeto Curiosity:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.