100% nacional: Zenith e EESC enviam sonda à estratosfera para fazer experimentos

Por Redação | 10 de Julho de 2017 às 15h08

O Grupo Zenith, em parceria com a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), lançou para a estratosfera a sonda Garatéa-E por meio de um balão meteorológico. O projeto contou com cerca de 200 alunos em todo o Brasil, e realizará experimentos químicos, biológicos e eletrônicos.

A iniciativa visa divulgar a ciência e a engenharia aeroespacial, contando com projetos criados por crianças e adolescentes que são alunos do ensino fundamental e médio, mas orientados por um professor. Entre os experimentos, estão alguns sobre fungos, bactérias, plantas e sementes, para descobrir como seria sua sobrevivência naquele ambiente.

A sonda foi enviada pelo Aeródromo de Itápolis, com lançamento coordenado com a Força Aérea Brasileira e, paralelamente, houve a apresentação dos foguetes do grupo Topus, mostra dos aviões da equipe de Aerodesign, apresentação de futebol de robôs da equipe Warthog, apresentação do grupo de astronomia do IFSC, observação solar e apresentação do departamento de Engenharia Aeronáutica.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.