Publicidade

Nova plataforma oferece solução que monitora recall de veículos [CIAB 2016]

Por| 23 de Junho de 2016 às 19h55

Link copiado!

ShockMotors
ShockMotors

Nesta semana, vimos o trágico caso da morte do ator de Star Trek, Anton Yelchin, que foi atropelado pelo próprio carro em sua casa. Um detalhe que chamou a atenção foi que documentos apontaram que o Grand Cherokee do ator estava na lista de recall emitida pela Jeep.

No Brasil, apenas no ano passado, 2,81 milhões de veículos foram envolvidos em recalls, a maior parte deles atribuída a falhas no sistema de airbag. Para tentar evitar que os chamados para correção de defeitos automobilísticos sejam ignorados, uma empresa chamada Tecnobank lançou uma plataforma que promete monitorar este tipo de convocação. O sistema Consulta Recall foi apresentado no Ciab 2016, que aconteceu nesta semana em São Paulo.

A plataforma conta com o mapeamento de toda a frota brasileira de veículos – cerca de 90 milhões de unidades – e é a única fonte de dados com informações de recalls desde 1999. Para verificar se um determinado veículo já passou, ou deveria ter passado, por um recall, basta inserir sua placa ou chassi no sistema. Além disso, dados como ano, modelo e marca também são apresentados. É possível saber ainda a data dos chamados, suas razões e os riscos que o problema traz à segurança dos motoristas e passageiros por meio da disponibilização do comunicado divulgado pela montadora.

"Ela permite melhor controle sobre os possíveis problemas relacionados às apólices de seguros, pois é comum o proprietário não ter conhecimento do recall, e muitas vezes, mesmo tendo conhecimento não faz os reparos, aumentando os riscos inerentes", explica Renato Virches, diretor da Tecnobank.

Continua após a publicidade

Promovido pela Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), o Ciab 2016 termina nesta quarta-feira (23). O evento está acontecendo em São Paulo e reúne profissionais de instituições financeiras, tecnologias e inovação. Acompanhe a cobertura completa do Canaltech.

Fonte: TI Inside