Ciab FEBRABAN: começa o maior evento de TI do setor financeiro da América Latina

Por Redação | 21.06.2016 às 11:09

Começa nesta terça-feira (21), em São Paulo, a 26ª edição do Ciab FEBRABAN - Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras.

Principal evento de TI do setor financeiro da América Latina, o Ciab contará com uma área de exposição de mais de 5 mil m² e reunirá cerca de 200 palestrantes que irão abordar os mais diversos temas ligados à tecnologia bancária. De acordo com a organização, a expectativa é receber mais de 20 mil visitantes durante os três dias de evento.

Com o tema central "Cultura Digital Transformando a Sociedade", o fórum terá mais de 60 painéis divididos em cinco trilhas técnicas, assim como na última edição: TI e Telecom, Segurança da Informação, Meios de Pagamentos, Seguros e Bancos Internacionais, de Investimento, Comerciais e Financeiras. A abertura aconteceu hoje às 10h00 e contou com a participação de Murilo Portugal Filho, presidente da FEBRABAN; Gustavo Fosse, diretor setorial de tecnologia e automação bancária da FEBRABAN; e Marcelo José Oliveira Yared, chefe do departamento de tecnologia da informação do Banco Central do Brasil. Na sequência, Roberto Setubal, presidente executivo do Itaú Unibanco, fará a primeira palestra do evento.

Os mais de 100 expositores apresentarão as novidades para os campos da biometria, identificação por voz e movimento, assinatura de documentos por celular, ATMs com autenticação via QR Code e soluções contra ataques a caixas eletrônicos, além de lançamentos para análises de dados, segurança e uso da nuvem e mobilidade, que são essenciais para apoiar a crescente tendência do uso dos meios digitais.

O público também poderá acompanhar as discussões que serão lideradas por algumas personalidades. Entre elas estão o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles; o vice-presidente e ex-diretor de tecnologia do The Walt Disney Studios, Greg Brandeau; e o economista comportamental e colunista do jornal britânico Financial Times, Tim Harford. No encerramento do Ciab, no dia 23, os medalhistas olímpicos Tande, Lars Grael e Fernando Scherer, o Xuxa, falarão sobre a tecnologia ligada ao esporte na palestra "Os Bastidores do Pódio". O debate será mediado pela jornalista Fernanda Gentil, da TV Globo.

"O Ciab FEBRABAN é o melhor palco para discutir as transformações advindas de uma cultura cada vez mais digital", disse Fosse. "Ano a ano trazemos a evolução dos debates promovidos em edições anteriores, revisitando temas relevantes para o nosso segmento, também abrindo um espaço privilegiado em nossos painéis para as tecnologias emergentes que irão transformar os negócios nas instituições financeiras e que resultarão em soluções e produtos inovadores para nossos clientes", completou.

Fintech Day

Um dos destaques desta edição será o Fintech Day, encontro inédito entre bancos, indústria e fintechs que tem como objetivo gerar oportunidades de negócios entre instituições financeiras e desenvolvedores de soluções inovadoras e disruptivas.

O Ciab Fintech Day oferecerá para nove fintechs e convidadas a oportunidade de apresentarem suas ideias para um júri formado por especialistas de grandes bancos e empresas de TI. Elas mostrarão suas soluções em dez minutos no auditório Fintech também para um público estimado em 400 pessoas e farão demonstrações no Lounge Fintech. Ao final das apresentações, a competição selecionará três fintechs vencedoras, que se reunirão com lideranças dos grandes bancos para estudarem possibilidades de negócios e parcerias.