Ciab FEBRABAN 2018 | Bancos investiram R$ 19,5 bi em tecnologia no ano passado

Por Stephanie Kohn | 13 de Junho de 2018 às 14h11

Até 2015, a indústria bancária no Brasil e no mundo ocupava a seguna posição nos rankings de setores que mais investiam em tecnologia, segundo dados do Gartner. O setor governamental seguia na dianteira, mas em 2016 o cenário mudou.

No Brasil, bancos e governos passaram a dividir a primeira posição e, em 2017, os recursos gastos em tecnologia dentro do setor financeiro aumentou, passando de 13% para 19%, e alcançando R$ 19,5 bilhões.

No entanto, o mundo não acompanhou a tendência brasileira. Os bancos nacionais mostraram mais vigor na hora de investir em tecnologias voltadas a aprimorar a experiência dos consumidores.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Quais foram os investimentos?

O crescimento acelerado de contas que utilizam mobile banking no Brasil é um dos principais destaques da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2018. O smartphone já é para alguns brasileiros o canal mais prático para diversas tarefas, como pedir táxi, mas os aplicativos de bancos ganham cada vez mais espaço na tela dos celulares. Em 2017, 1,6 milhão de contas foram abertas via mobile banking - número três vezes maior que o ano anterior. 

Em termos de tecnologias buscadas, a pesquisa aponta que 80% dos bancos consultados afirmam investir em Inteligência Artificial e em Computação Cognitiva, enquanto 75% investem em Blockchain e 45% em Internet das Coisas. Por fim, uma parcela de 55% afirma estar direcionando recursos para NFC, ou, Near Field Communications.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.