Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Snapdragon 835: Qualcomm lança novo chip com mais eficiência energética e RV

Por| 03 de Janeiro de 2017 às 21h33

Link copiado!

Snapdragon 835: Qualcomm lança novo chip com mais eficiência energética e RV
Snapdragon 835: Qualcomm lança novo chip com mais eficiência energética e RV
Tudo sobre Qualcomm

De Las Vegas, Nevada*

Dois meses após o primeiro anúncio oficial de seu lançamento, a fabricante de processadores norte-americana Qualcomm finalmente deu mais detalhes nesta terça-feira (3), durante sua coletiva de imprensa na CES 2017, sobre seu principal chip móvel para este ano, o aguardado Snapdragon 835.

Primeiro, vamos às características básicas: não é exatamente uma surpresa para ninguém que entre as melhorias do novo processador estão consideráveis ganhos de performance e eficiência em relação ao seu antecessor, o Snapdragon 820. De acordo com a empresa, o novo Snapdragon 835 consome 25% menos energia do que o flagship anterior – estendendo a vida útil de dispositivos, em média, em 2,5 horas.

Como também já havia sido comentado pela empresa, o chip vem com a versão mais recente da tecnologia proprietária de carregamento veloz da Qualcomm, a Quick Charge 4.0. Com esse update, o Quick Charge permitirá recargas até 20% mais rápidas do que sua versão 3.0 - segundo a Qualcomm, isso se traduz em incríveis 5 horas de bateria em apenas 5 minutos de carga.

Continua após a publicidade

Além dos ganhos em eficiência energética, o tamanho reduzido do Snapdragon 835 também deve trazer outra vantagem em bateria para smartphones: o chip é o primeiro da linha Snapdragon baseado na arquitetura de 10 nm, o que significa que exige um espaço 35% menor em dispositivos, liberando mais área para baterias maiores dentro do chassi.

Empurrão em realidade virtual

Outras áreas que devem ganhar uma tração significativa com a chegada do novo flagship são a realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR), ambas já exploradas pela Qualcomm desde o Snapdragon 820, mas que agora recebem um reforço de processamento com o 835.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, o chip permite a renderização mais rápida de gráficos em 3D com a GPU Adreno 540 embarcada, além do processamento de 60 vezes mais cores, suporte a vídeo 4K Ultra HD premium (HDR10), e de sons 3D em ambientes virtuais.

Com as novas capacidades, a empresa espera entregar o Snapdragon 835 não apenas para smartphones preparados para dispositivos VR e AR – como é o caso dos Pixels e o Google Daydream View, ou os Galaxys e o Gear VR –, mas também para headsets com hardware dedicado para visualização deste tipo de conteúdo – como é o caso dos óculos R-8, revelados pela Osterhout Design Group nesta terça-feira.

Câmera e conectividade

Continua após a publicidade

Como também era esperado, a Qualcomm prometeu que o 835 deverá permitir uma evolução considerável de câmeras em dispositivos móveis a partir deste ano. Isso porque o novo chip traz uma série de otimizações óticas para zoom mais suave, além de uma tecnologia mais rápida de auto-foco e melhorias em cores HDR. Com a nova tecnologia ISP Spectra 180, dispositivos com o processador poderão embarcar uma câmera de até 32 MP ou câmeras duplas de até 16 MP.

Para conectividade, o novo flagship integrará um modem LTE X16 Gigabit Class e 2X2 802.11ac, o que permitirá maior velocidade em conexões Wi-Fi. Também haverá opções para a tecnologia Wi-Fi 802.11ad, que começou a dar as caras no ano passado e usa o espectro 60 GHz para atingir velocidades de até 7 Gbps em Wi-Fi

Lançamento próximo

Por enquanto, nenhum smartphone carregado com o Snapdragon 835 já deu as caras no mercado, mas isso não deve estar tão longe de acontecer. A expectativa é que o novo flagship da Qualcomm já apareça aqui mesmo na CES e também durante o Mobile World Congress, que acontece em Barcelona, no final de fevereiro.

Continua após a publicidade

No ano passado, o Samsung Galaxy S7 foi um dos primeiros a estrear o então recém-lançado Snapdragon 820, em uma tendência que deve ser seguida neste ano com o aguardado Galaxy S8.

Alguns rumores indicam que a chegada do 835 pode ser até um pouco antes: na segunda-feira (2), a fabricante taiwanesa Asus postou um teaser em sua conta no Twitter antecipando o lançamento de um novo dispositivo da linha Zenfone carregado com o "melhor processador do mundo" – o que deve acontecer amanhã, durante a conferência da empresa na CES 2017. Nós estaremos lá.

*O jornalista viajou a convite da Qualcomm