Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

NVIDIA apresenta chip dedicado para carros autônomos

Por| 08 de Janeiro de 2018 às 11h32

Link copiado!

NVIDIA apresenta chip dedicado para carros autônomos
NVIDIA apresenta chip dedicado para carros autônomos
Tudo sobre Nvidia

Um dos maiores desafios da implementação de carros autônomos é a análise rápida de uma gigantesca quantidade de dados visuais e de telemetria. Esse é um problema que a NVIDIA deseja encarar de frente com o Xavier, um system-on-a-chip voltado exclusivamente para esse segmento e apresentado durante a CES 2018, que começou nesta semana em Las Vegas, nos Estados Unidos.

As configurações do SOC são robustas, como as tarefas exigem. O componente traz um processador de oito núcleos customizado para as tarefas dos veículos autônomos, operando ao lado de uma GPU da linha Volta, sete bilhões de transistores e um processador de vídeo HDR com resolução 8K. Um conjunto fabricado com arquitetura de 16 nanômetros que, segundo a empresa, é capaz de realizar até 30 trilhões de operações por segundo.

É o que os sistemas de inteligência artificial e deep learning presentes em empreitadas desse tipo precisam, mas aqui, a NVIDIA apresenta um produto que afirma ser 15 vezes mais eficiente que qualquer opção presente no mercado. O Xavier atua com apenas 30 watts de potência, um potencial energético que promete agradar aos fabricantes de veículos elétricos, uma vez que não representa uma carga tão grande assim sobre a bateria.

Continua após a publicidade

Para o CEO da NVIDIA, Jen-Haun Huang, trata-se da empreitada mais complexa na qual a empresa já se envolveu desde sua fundação, além de marcar mais um passo no investimento cada vez maior da fabricante nesse tipo de tecnologia. O Xavier, agora, entra em funcionamento na plataforma Pegasus 5, anunciada pela companhia em outubro e, até então, potencializada pela força de duas GPUs da companhia.

As placas continuarão a auxiliar na tarefa de processamento de dados, mas agora, isso acontece a partir de uma máquina que é um pouco maior do que a placa dos veículos em que funcionará. A ideia é que as fabricantes, desenvolvedoras de tecnologia automotiva e outros interessados nas pesquisas relacionadas aos carros autônomos tenham acesso à nova plataforma ainda neste primeiro semestre.

O grande objetivo, aqui, é atingir o tão sonhado “nível 5”, uma categorização que indica que um carro autônomo é capaz de realizar operações e reagir a imprevistos da mesma maneira que um motorista humano. Isso inclui sua utilização em condições extremas, como chuva intensa ou estradas em mal estado, e é o patamar sonhado por todas as empresas que trabalham no setor.

A quantidade de trabalho, entretanto, ainda é imensa, uma vez que, em sua esmagadora maioria, os testes e sistemas disponíveis somente atingiram a graduação 3, o que significa que eles até são capazes de rodarem sozinhos, mas exigem a presença e atenção constantes de um motorista humano. O salto é enorme, e com os números hiperbólicos do Xavier, a NVIDIA parece disposta a realiza-lo.

Continua após a publicidade

A CES 2018 está acontecendo em Las Vegas, nos Estados Unidos, e vai de 9 a 12 de dezembro, mantendo sua tradição como um dos maiores eventos de tecnologia do mundo – e que, neste ano, parece estar dando grande atenção aos carros autônomos.

Fonte: Engadget