LG agora quer conectar sua casa inteira com a ajuda de robôs

Por Redação | 04 de Janeiro de 2017 às 15h39
Reprodução
Tudo sobre

LG

Há alguns anos que já ouvimos falar sobre casas conectadas na CES, com um número sempre crescente de dispositivos conectados dando as caras no evento e prometendo a automação doméstica.

Para a sul-coreana LG, no entanto, 2017 promete ser o ano decisivo para a conectividade de lares. A empresa anunciou durante sua keynote nesta quarta-feira (4) que a partir deste ano, todos os eletrodomésticos lançados pela companhia passarão a trazer Wi-Fi nativo, o que mostra um esforço considerável da LG na direção da Internet das Coisas.

Além disso, a nova linha de produtos também passará a integrar a plataforma LG SmartThinQ, que utiliza machine learning e sensores em tempo real para analisar padrões de uso de cada consumidor e otimiza o funcionamento de eletrodomésticos no dia-a-dia.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Na prática, a LG espera que isso resulte, por exemplo, em ar-condicionados que aprenderão com seu comportamento dentro de casa para resfriar o cômodo certo na hora certa; máquinas de lavar que perceba um ambiente com muita poeira para adicionar um ciclo extra de lavagem; ou em até mais inteligência para robôs-aspiradores de pó, que mapearão móveis da casa para desviar automaticamente no futuro.

O maior destaque do evento na área, no entanto, ficou por conta do Smart InstaView Refrigerator, a nova geladeira voltada para o mercado americano que integra o sistema operacional WebOS e a assistente Alexa, da Amazon, em um só lugar.

Com um display Full HD sensível ao toque de 29 polegadas, o refrigerador pode receber comandos direto na tela através de "Smart Tags", que incluem notificações digitais sobre compromissos, lembretes de aniversários e acesso a aplicativos WebOS para receitas.

A geladeira também monitora em tempo real a validade de alimentos em seu interior e permite que o usuário compre produtos que acabaram automaticamente, através de comandos de voz a Alexa.

Smart InstaView Refrigerator virá embarcado com WebOS e assistente Alexa (foto: Igor Lopes/Canaltech)

Robôs domésticos

Na última segunda-feira (2), a LG já havia antecipado o lançamento de uma série de robôs domésticos inteligentes, que deverão funcionar como os "hubs" de conexão entre todos os dispositivos e eletrodomésticos IoT da empresa.

Durante a keynote, a empresa revelou oficialmente o novo gadget. Apelidado de Hub Robot, o assistente doméstico conectado deverá funcionar de forma semelhante a produtos como o Amazon Echo ou o Google Home, mas com mais personalidade: já que os olhos animados e reações às interações com o usuário são bem mais dinâmicas do que as dos concorrentes estáticos.

As possibilidades do robô parecem mais limitadas, no entanto. A expectativa é que o Hub Robot consiga se conectar a eletrodomésticos da própria LG como uma central de comando: o usuário poderá dar ordens para pré-aquecer um forno, ligar um aspirador de pó robótico ou acionar a máquina de lavar roupas.

Além disso, o gadget deverá ser capaz de reproduzir músicas e vídeos, além de fornecer informações sobre o tempo. A LG não falou nada sobre outras parcerias com serviços terceiros, no entanto.

Uma versão maior do Hub Robot também deverá ser disponibilizada para aeroportos e hotéis, funcionando como um posto de auto-atendimento interativo. A ideia é que o assistente possa se mover pelo ambiente, respondendo a perguntas de usuários e indicando direções. Até o final do ano, o primeiro "Airbot" da empresa deverá estrear no aeroporto de Incheon, na Coréia do Sul.

LG Hub Robot e Hub Robot Mini funcionarão como central de controle para eletrodomésticos conectados (foto: Igor Lopes/Canaltech)
Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.