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CES 2023 | Barcos eletrificados e autônomos serão atração na feira

Por| Editado por Jones Oliveira | 28 de Dezembro de 2022 às 17h00

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Divulgação/Brunswick
Divulgação/Brunswick

A CES 2023, marcada para Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 5 e 8 de janeiro, promete novidades para quem curte, como diria Luís de Camões, “navegar por mares nunca dantes navegados”. Literalmente.

A Brunswick Corporation, empresa que pelo terceiro ano consecutivo foi nomeada pela Newsweek Magazine como uma das mais responsáveis da América, confirmou presença no evento e adiantou que apresentará aos presentes uma série de lançamentos em eletrificação e navegação autônoma.

Dave Foulkes, CEO da Brunswick, mostrará, entre outros produtos, o primeiro modelo comercial da série de motores de popa elétricos Avator 48V, da Mercury Marine. A apresentação do motor será acompanhada do anúncio da nova marca de barcos, projetados justamente para navegar com a propulsão elétrica Avator.

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O executivo também falará um pouco mais sobre o recém-lançado sistema Fathom e-power do Navico Group. O Fathom e-power promete ser um game changer no segmento marítimo, pois é um sistema de gerenciamento de energia de íons de lítio que substitui a função dos geradores de motores de combustão, fornecendo energia para sistemas de bordo em aplicações marítimas e RV.

Completando a estratégia definida como ACES (Autônomo, Conectado, Eletrificado, Compartilhado), a Brunswick também mostrará durante sua passagem pela CES 2023 as soluções de conectividade e autonomia marítima por meio de uma experiência interativa de leme de 200 graus no Centro de Convenções de Las Vegas.

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Barcos autônomos: o futuro da Brunswick

Além de reforçar o compromisso com o meio-ambiente por meio da eletrificação de seus sistemas, a Brunswick também quer transformar a navegação em uma outra vertente, com foco no desenvolvimento da inteligência artificial. Tudo isso por meio da chamada “atracação assistida”, que trabalhará em conjunto com o VesselView, sistema de gerenciamento desenvolvido pela Mercury Marine, parceira da empresa.

De acordo com a Brunswick, o sistema de inteligência artificial desenvolvido junto com a Raymarine “oferece um vislumbre do futuro da navegação”. A tecnologia usa a IA para detectar e identificar objetos no caminho, fornecendo informações precisas ao sistema Mercury Autonomous para, então, permitir que o barco “responda de forma autônoma e garanta um processo de atracação suave”.