Bem-vindo à CES 2016!

Por Igor Lopes | 04.01.2016 às 08:50

* Em Las Vegas, EUA

2016 começou e, coladinho a cada virada de ano, chega também a CES. Ao lado da IFA e da MWC, este é um dos principais eventos do mundo tech e acontece sempre na primeira semana de janeiro na cidade de Las Vegas, EUA. Se você pretende cobrir o mercado de tecnologia de uma maneira decente, é impossível não vir para cá a cada edição e conhecer, em primeira mão, muitos dos lançamentos que chegarão às prateleiras nos próximos meses. Outros nem chegarão às lojas - são apenas conceitos, mostrados só nesse show para geeks.

O que esperar daqui? Bom... já há algum tempo, as novidades na área móvel (smartphones e tablets) sumiram da feira - as fabricantes preferem esperar mais um mês e mostrá-los na Mobile World Congress em Barcelona (22 a 25/02). O mercado de PCs e laptops anda desaquecido, o que significa que também não deveremos ver muitos desses produtos no showfloor. E isso é ruim? Muito pelo contrário! Ao sair do óbvio, a CES abre espaço para a Inovação. Desde o ano passado um pavilhão imenso, chamado de Eureka Park, abriga startups do mundo todo que querem transformar suas ideias em produtos. Uma outra área que estreou no ano passado, chamada C Space, trará executivos de empresas como Google, Facebook, LinkedIn, Salesforce, Spotify e Rocket para dividir com o público as suas visões com relação aos avanços tecnológicos. Podemos esperar vários dispositivos focados em Internet das Coisas, cidades inteligentes, carros conectados, smartwears... E o Canaltech marcará presença, contando os principais destaques para vocês.

Ah! Nós também temos novidades: será a primeira vez que um veículo brasileiro fará a cobertura da feira com uma câmera 360 graus! Sim, vocês poderão passear pelos corredores da CES escolhendo seus próprios ângulos.

Prometemos entregar muito conteúdo bacana e de qualidade para vocês. Então, sigam-me os bons nessa semana agitada e cheia de novidades.

* O jornalista viajou para Las Vegas a convite da Qualcomm.