Toyota e Audi vão apresentar carros de auto-condução na CES 2013

Por Redação | 04 de Janeiro de 2013 às 17h12

Parece mesmo que a ficção ciêntífica está cada vez mais próxima da realidade. A edição 2013 da tão esperada Consumer Electronics Show (CES), que começa na próxima terça-feira (8), terá demonstrações de carros de auto-condução das montadoras Toyota e Audi, informou o The Wall Street Jornal nesta sexta (4).

A montadora japonesa divulgou um vídeo de 5 segundos exibindo o luxuoso protótipo do Lexus circulando sem motorista. A tecnologia deste veículo está no laser usado para guiar o veículo e nos equipamentos de radar e câmera, que permitem o carro a circular pelas ruas.

A Audi, por sua vez, declarou ao jornal que também está preparando uma novidade para o evento: não apenas um carro de auto-condução, mas com capacidade de localizar uma vaga para estacionar sem a ajuda humana.

Esses veículos sem motorista só são capazes de se locomover em locais específicos através de indicadores visuais, softwares de inteligência artificial, GPS e mais uma série de sensores.

O Google, que desde de 2009 investe nesse tipo de tecnologia, contratou uma equipe de especialistas em robótica para desenvolver o sistema e já registrou mais de 400 mil quilômetros percorridos.

Em 2011, o estado do Nevada emitiu licença para o Google, permitindo carros de auto-condução a circularem em vias públicas, sendo o primeiro estado a dar esta autorização.

Acompanhe a CES

O Canaltech já está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que começa na próxima terça-feira (8) e vai até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!

As grandes atrações devem ficar por conta de fabricantes de smartphones e tablets, categorias que mais renderam entre os eletrônicos no ano passado.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.