Samsung anuncia novo SSD que consegue transferir a 2,15 GB/s

Por Redação | 09 de Janeiro de 2015 às 14h55

A Samsung lançou durante a CES 2015 uma nova opção de armazenamento SSD. A grande novidade do SM951 é que ele é o primeiro SSD M.2 a possuir suporte completo para PCI-Express 3.0 e para o padrão M.2. O padrão M.2 é uma nova interconexão SSD que realiza o processo de armazenamento diretamente pelo barramento PCI-Express através do padrão NVMe, ao contrário dos demais modelos que executam a conexão por meio da interface SATA, que é muito mais lenta.

O novo produto da Samsung foi apresentado na forma de um pequeno dispositivo e consegue realizar transferências a uma taxa de 2,15 GB/s. A tecnologia deve ser implantada em notebooks ultrafinos, tablets e microcomputadores. Como o consumo de energia e a duração da bateria são itens importantes para as fabricantes de dispositivos e para seus consumidores, a Samsung deu atenção a este quesito ao desenvolver o SM951. De acordo com a companhia, seu consumo de energia é praticamente nulo quando está em modo standby.

De acordo com o Extreme Tech, o Samsung SSD SM951 deve estar disponível em versões de 128GB, 256GB e 515GB, porém, ao menos a princípio, deverá estar limitado a grandes fabricantes. A Samsung ressaltou que a "eficiência energética é substancialmente maior", conseguindo realizar 450 MB/s de dados por watt em leitura sequencial ou 250 MB/s por watt em escrita sequencial. Estes números mostram uma eficiência mais de 50% maior em relação ao SSD XP941.

A empresa ainda revelou que o SM951 utiliza como base a arquitetura do modelo XP941, além de uma plataforma MLC NAND de 10 nanômetros. No entanto, a Samsung não forneceu mais nenhum detalhe sobre as especificações do produto, nem afirmou sua data de lançamento.

Fonte: http://www.extremetech.com/computing/197051-samsung-announces-new-pcie-3-0-ssd-breaking-2gbps-performance-barrier

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.