Nvidia revela Tegra 4, o 'chipset mais veloz do mundo' para dispositivos móveis

Por Redação | 07 de Janeiro de 2013 às 13h35

Além de entrar no mercado dos games com seu próprio console portátil, o Project Shield, a Nvidia deu mais um passo para se aproximar de concorrentes de peso, como a Intel e a Qualcomm, durante a apresentação de sua nova geração de  processadores para dispositivos móveis, o  quad-core Tegra 4. De acordo com o CEO da empresa, Jen-Hsun Huang, o novo processador é o "mais veloz para dispositivos móveis do mundo", com uma potência seis vezes superior ao seu antecessor, o Tegra 3.

Durante a apresentação, o Tegra 4 foi mostrado superando o Google Nexus 10, que possui um processador Cortex-A15 MPCore da ARM, durante um teste de carregamento de páginas na web. Ele foi capaz de passar por 25 páginas diferentes com agilidade em metade do tempo do dispositivo concorrente.

Outra vantagem do novo chip em relação ao antecessor é a economia de bateria: o Tegra 4 deve consumir até 45% menos de energia. O processador utiliza um quinto núcleo "oculto" de baixa potência, que é acionado quando a bateria  está chegando ao fim para estender o tempo de vida do aparelho. A companhia afirma que smartphones com o processador terão até 14 horas de vida útil reproduzindo vídeos em HD.

Mais uma inovação do novo processador da Nvidia é uma nova engine de captação de fotos, que permite a captura quase instantânea e processamento de duas fotos simultâneas. O processador será capaz, então, de combinar as duas imagens para alcançar uma maior quantidade de detalhes. O Tegra 4 traz ainda um modem LTE embutido, capaz de navegar na velocidade 4G.

A novidade, entretanto, não teve data de lançamento ou preço divulgados. A Nvidia também não anunciou nomes de parceiros que devem integrar o novo chip em suas linhas de produção.  A única certeza dada pela empresa é que o Project Shield, que também não tem data de lançamento, será o primeiro dispositivo do mercado com o Tegra 4.

Acompanhe a CES

O Canaltech já está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que começa na próxima terça-feira (8) e vai até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!