Experimentamos: orelhas de gato controladas pela mente funcionam de verdade!

Por Igor Lopes | 10 de Janeiro de 2013 às 15h39
photo_camera Igor Lopes/Canatech

Você se lembra da Necomimi, as orelhas de gatinho que funcionam com suas ondas cerebrais? Sim, elas estão de volta na CES 2013 e nós não pudemos perder a oportunidade de testá-las.

Produzidas no Japão (onde mais?) pela NeuroSky, as orelhas possuem sensores cerebrais que as fazem movimentar conforme sua atividade cerebral. A Necomimi (em japonês, neco significa gato, e mimi, orelha) utiliza os algoritmos “Atenção e Meditação” da empresa para responder aos estímulos do cérebro. Na prática, as orelhas se levantam quando você exerce uma atividade cerebral maior e se abaixam quando você está relaxado.

O acessório, que pesa cerca de 200 gramas, consiste em uma tiara plástica com duas orelhas de gatinho, um sensor que fica preso à testa e uma caixa na altura da orelha esquerda, onde ficam quatro pilhas AAA e um botão para ligar e desligar o aparelho. As orelhas podem ser soltas do acessório, deixando só o motor preso à tiara, o que permite que você customize o aparelho com as orelhas que quiser.

O mais incrível é que as orelhas realmente funcionam! É difícil controlar o acessório voluntariamente e, às vezes, elas parecem se mover aleatoriamente, com vontade própria. Mas, reiterando: o movimento das orelhas são baseados diretamente na atividade do seu cérebro. Em meio a toda movimentação da feira, só consegui relaxar quando olhei para a parede e "esqueci" que estava tentando controlar o acessório. As orelhas, então, abaixaram.

O gadget já está à venda pela loja online da NeuroSky, e sai por US$ 99,95 (R$ 203,17).

Curtiu? Então dá uma olhada no helicóptero de brinquedo feito pela mesma empresa e também impulsionado por ondas cerebrais que vimos na CES 2013. Se quiser outro acessório para combinar com suas orelhas (e se transformar em um felino completo), a NeuroSky também tem uma cauda de gato que usa a mesma tecnologia.

Acompanhe a CES

O Canaltech está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que vai de terça (8) até sexta-feira (11). A feira contará com 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.