Experimentamos: óculos à la Google Glass da Vizux fazem sucesso na CES 2013

Por Igor Lopes | 09.01.2013 às 22:25
photo_camera Igor Lopes/Canatech

* De Las Vegas, EUA

A desenvolvedora de dispositivos visuais e software Vuzix apresentou, durante a CES 2013, seu protótipo do Vuzix M100 Smartglasses, ou óculos inteligentes, que podem se tornar um concorrente do Google Glass antes mesmo do produto da gigante das buscas chegar no mercado. Apresentado pela primeira vez no ano passado, o dispositivo possui uma pequena tela com 800 x 480 pixels, que fica a poucos centímetros do olho do usuário, e uma haste que pode ser presa à orelha.

Os óculos, que ficam à frente de apenas um dos olhos do usuário, possuem 4GB de armazenamento, GPS, Wi-Fi, Bluetooth, podem gravar vídeos HD de 720p e rodam o sistema operacional Android 4.0. Todos os comandos do M100 podem ser dados através de botões na peça que se encaixa no ouvido ou através de um aplicativo disponível para smartphones e tablets. No aplicativo, há um trackpad para movimentar o cursor no visor e opções para abrir aplicativos na tela do dispositivo. Na versão apresentada na CES, entretanto, as funções não estavam habilitadas, e apenas um vídeo em loop era mostrado no display.

Ao ver o dispositivo pela primeira vez, ficamos um pouco reticentes com relação à qualidade da imagem projetada (será que é possível focar nossa visão numa telinha tão pequena?), mas ao experimentar os óculos, logo percebemos que o sistema funciona muito bem. Na verdade, é preciso encontrar um ângulo de visão que nos permita enxergar toda a área da tela (como naqueles monóculos coloridos que existiam antigamente, lembra?).

Segundo os desenvolvedores, o dispositivo é voltado para o uso casual, como assistir a vídeos ou ver imagens, ao mesmo tempo em que pode servir como um “companheiro” para seu smartphone. Aliás, todos os aplicativos Android podem ser rodados na telinha dos óculos, garantindo a privacidade do usuário. A empresa também exibiu uma versão da tela acoplada à lente dos óculos. Assim, é possível que alguma informação seja projetada no cantinho superior esquerdo enquanto a pessoa está exercendo outras atividades (veja fotos abaixo).

O M100 deve ser lançado em meados de 2013 por um preço “menor do que US$ 500”, afirmam os desenvolvedores. Já no final do primeiro trimestre, uma versão para desenvolvedores será disponibilizada para que aplicativos específicos sejam desenvolvidos para o produto.

Acompanhe a CES

O Canaltech está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que vai de terça (8) até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!