Era pós-smartphone: CES 2013 mostra o que podemos esperar da mobilidade

Por Igor Lopes | 07.01.2013 às 07:35

* Em Las Vegas, EUA

A Consumer Electronics Show (CES) 2013 só abre suas portas oficialmente na próxima terça-feira (8), mas as inovações que serão mostradas no maior evento de tecnologia do mundo já apareceram na tarde deste domingo (6). Na apresentação inaugural, apenas para a imprensa e convidados, Shawn DuBravac, CFO da Consumer Electronics Association (CEA), apontou quatro tendências que devem aparecer nesta edição da feira e na indústria de tecnologia nos próximos anos: a era pós-smartphones, a era dos algoritmos, a conectividade inteligente e a "mudança no jeito de contar histórias".

Segundo DuBravac, a era pós-smartphone já se aproxima rapidamente: os dispositivos já são menos usados nas telecomunicações, e cada vez mais são vistos como centrais multitarefa. Segundo pesquisas recentes, 65% do tempo de uso de dispositivos móveis já é dedicado a atividades diferentes de comunicação. De agora em diante, a indústria deve focar nos smartphones como ferramentas do dia-a-dia, muito além da telefonia.

Nesse contexto, DuBravac falou também sobre a chamada era dos algoritmos, na qual os usuários terão cada vez mais sensores e serviços em seus dispositivos eletrônicos capazes de ajudar na organização de sua vida pessoal, permitindo a digitalização de tarefas do dia-a-dia. No futuro, nossos gadgets deverão trazer sensores e algoritmos cada vez mais complexos, capazes de nos dizerem quando é hora de regar as plantas ou quando estamos muito estressados, aferindo nossa pressão, por exemplo.

Na esteira dessas duas tendências, DuBravac falou sobre a necessidade de tornar a conectividade dos dispositivos "mais inteligente" e de melhorar a interação entre os aparelhos. Cada vez mais o usuário poderá receber conteúdos extras em seu smartphone ou tablet sobre um filme que assistiu no cinema, ou sobre um programa de TV — mudando a maneira como "as histórias são contadas".

Acompanhe com a gente tudo o que rola na CES 2013!