CES 2015: o Canaltech já está em Las Vegas. Acompanhe a feira conosco!

Por Igor Lopes | 05 de Janeiro de 2015 às 00h37

* Em Las Vegas, EUA

2015 mal começou e você talvez ainda esteja em ritmo de férias mas, para quem trabalha com a cobertura do mercado de tecnologia, a primeira semana de janeiro costuma ser a mais esperada do ano. A International CES, uma das principais feiras de tecnologia do mundo (se não for "A" principal) reúne, aqui em Las Vegas, alguns dos principais lançamentos que chegarão ao mercado nos próximos meses.

Os números da CES espantam. O evento atrai mais de 150 mil visitantes e ocupa uma área de 185 mil metros quadrados – o equivalente a 35 campos de futebol, cheios de equipamentos eletrônicos e novidades do mundo tecnológico. Mais de 3.500 empresas do mundo todo exibem seus produtos por aqui.

Se em anos anteriores a feira perdeu um pouco de seu espírito inovador, com empresas mostrando apenas novas versões de produtos já conhecidos, em 2015 o cenário promete mudar: a Internet das Coisas chegou para dar base a novas ideias. Por isso mesmo, talvez o mais esperado da feira (pelo menos para nós) seja as maluquices de pequenas empresas e startups, que trarão para o centro de convenções os seus produtos recém-criados. Casas conectadas a diversos gadgets e que podem ser controladas por meio do smartphone, sensores que monitoram atividades físicas, carros que dirigem perfeitamente sem motorista algum no comando – ou que entendem as vontades e características de quem os guia. A BMW, por exemplo, apresentará o modelo i3 que é capaz de estacionar sozinho por meio de um app para smartwatch. A Hyundai também deve mostrar um novo app para relógios inteligentes com Android Wear que permite uma série de comandos remotos para seus veículos.

2014 foi um ano intenso para os wearables na CES, com empresas como LG, Sony e Razer apresentando novidades para o setor. Neste ano, a coisa não deve ser diferente. Com a apresentação do novo Apple Watch, mais empresas devem se arriscar no setor e mostrar suas inovações. A expectativa é que os dispositivos usáveis tragam agora ainda mais sensores e funções embarcadas, capazes de se conectar a TVs, smartphones e até carros para permitir mais potenciais de uso para os consumidores.

Todo esse crescimento da Internet das Coisas também está movimentando o mercado de segurança, com empresas mostrando soluções que blindam as casas e os carros conectados contra malwares e invasões cibernéticas.

No mundo das TVs, a LG promete mostrar a nova tecnologia de pontos quânticos, melhor que a até então imbatível OLED. O 4K está se popularizando com conteúdos em streaming nessa resolução sendo oferecidos por serviços como Netflix e Ruku. Também deverão aparecer mais TVs 8K, telas que exibem imagens 8 vezes mais definidas que a TV HD que você tem em casa.

Outros grandes temas da International CES 2015 devem ser a impressão 3D, games e realidade virtual. Saúde e Biotecnologia também estão cotados entre as grandes têndências. Sem falar nos dispositivos móveis: rumores apontam até para mais informações oficiais sobre o Galaxy S6, mas nós acreditamos mesmo que a Samsung deixe para anunciar seu novo flagship na MWC, que acontecerá em março em Barcelona.

Deu para perceber que é muita coisa, não? Para ficar por dentro, acompanhe nossa cobertura em texto, áudio e vídeo no hotsite da CES 2015. Tem muitas novidades espalhadas pelos quatro cantos da feira, e nós vamos garimpá-las para você até a sexta-feira, dia 09/01!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.