CES 2015: Samsung anuncia novas TVs e aposta em novo padrão de resolução SUHD

Por Redação | 06.01.2015 às 08:00
photo_camera Divulgação

A Samsung subiu ao palco da CES 2015 na noite desta segunda-feira (5) para apresentar seus novos televisores e colocar mais uma sigla no vocabulário de tecnologias para TVs. Após o Plasma, LED, OLED e AMOLED, chegou a vez do SUHD. Mas o que exatamente é isso?

Para a sul-coreana, SUHD é a evolução da resolução Ultra HD, ou 4K, que agora estrará presente nos novos modelos apresentados pela empresa neste ano. Oficialmente, o "S" na frente do UHD não tem um significado, mas chutar que ele signifique "Samsung" ou "Super" não deve estar muito longe da realidade.

Efetivamente, os novos modelos SHUD trazem melhorias de cor e contraste por meio do uso da tecnologia de ponto quântico (Quantum-dot, em inglês), que já começa a dar as caras em vários televisores apresentados na CES. De acordo com a Samsung, as TVs SUHD são capazes de emitir até 2,5 vezes mais brilho que o padrão encontrado no LED e no LCD.

Foram três novos modelos de SUHDs anunciados: a top de linha JS9500, de 88 ou 65 polegadas e tela curva, a intermediária JS9000, de 78, 65, 55, ou 48 polegadas e também com display curvado, e a "básica" JS8500, de tela plana. A Samsung não divulgou preços ou data de lançamento dos novos aparelhos.

Samsung SUHD

Todos os televisores SUHD da empresa também virão embarcados com o sistema operacional próprio da companhia, o Tizen, plataforma que deve começar a aparecer cada vez mais em dispositivos da Samsung. Com o controle sobre o sistema, a entidade pode experimentar novas formas de entretenimento e integração do usuário com as TVs, como permitir espelhar o conteúdo exibido em um smartphone Galaxy na TV e vice-e-versa, ou ligar e desligar o dispositivo em horários específicos baseados em um celular inteligente.