CES 2015: Novo padrão reversível de USB é o fim dos problemas com encaixe

Por Redação | 06 de Janeiro de 2015 às 14h57
photo_camera Divulgação

Convernhamos, o padrão USB facilitou muito a vida de quem depende da transferência de arquivos e de carregar dispositivos eletrônicos, mas ainda assim, ele sofre de um mal terrível: apesar de só ter dois lados, quase sempre só conseguimos encaixá-lo na segunda ou terceira tentativa. Desafia as leis da física, mas é a realidade.

Mas um novo padrão apresentado pela primeira vez no ano passado e agora demonstrado durante a CES 2015 promete ser a solução para esse problema. Desenvolvido por uma parceria entre a Intel e o USB Implementers Forum, entidade que promove o uso da tecnologia, o cabo USB Tipo-C não tem lado certo ou errado: é possível encaixá-lo na entrada virado para o lado de "cima" ou de "baixo".

Além disso, o cabo usa o padrão USB 3.1, que pode atingir velocidades máximas de até 10 Gbps de transferência, o dobro do atual padrão USB 3.0.

De acordo com o site Cnet, na demonstração de benchmark do grupo durante a CES foi possível atingir velocidades de leitura e transferência de arquivos superiores a 800 Mbps – algo que só é visto em cabos do padrão Thunderbolt atualmente.

O USB Tipo-C também é capaz de tansferir quantidades superiores de energia elétrica, o que amplia consideravelmente sua utilidade para os consumidores. Com mais energia passando pelo cabo, dispositivos móveis poderão ser carregados mais rapidamente, por exemplo. Isso também possibilita que dispositivos com necessidades maiores de energia, como laptops, possam ser carregados com o cabo, dispensando o uso de adaptadores proprietários.

As especificações para o padrão foram definidas oficialmente em agosto do ano passado, e a produção dos cabos deve começar em breve, com os primeiros produtos compatíveis chegando ao mercado antes do fim do primeiro semestre deste ano.

Alguns dos dispositivos que já suportam o novo padrão de USB também já começam a dar as caras na CES 2015. A MSI anunciou o primeiro notebook para games, o GT72, e a primeira placa mãe, a X99A Gaming 9 ACK, que vêm com portas tipo USB 3.1 Tipo-C.

USB 3.0 Type-C

Padrão foi apresentado pela primeira vez em setembro do ano passado

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.