CES 2015: Intel anuncia o Curie, um minicomputador do tamanho de um botão

Por Redação | 07 de Janeiro de 2015 às 12h25
photo_camera Divulgação

O CEO da Intel, Brian Krzanich, subiu ao palco da CES 2015 na última terça-feira (6), em Las Vegas, para apresentar mais uma inovação de sua companhia. Trata-se de um microcomputador tão pequeno que ficou o tempo todo acoplado na roupa do executivo, e passaria despercebido se o próprio não o tivesse revelado ao público. As informações são do site Mashable.

O dispositivo foi batizado de Curie e é o sucessor do Edison, minicomputador da Intel do tamanho de um cartão SD lançado no ano passado. Focado na indústria de dispositivos vestíveis, o Curie é capaz de transformar os gadgets que já utilizamos ou vestimos em aparelhos inteligentes. O módulo é composto pelo SoC Quark da Intel, além de possuir Bluetooth, acelerômetro, bateria recarregável e giroscópio para fazer o reconhecimento de movimentos e gestos.

Curie Intel

Krzanich também mostrou o funcionamento do seu sistema RealSense, em que os computadores ou tablets conseguem não só receber ordens por controle de voz e toque, mas também captando movimentos, graças aos seus sensores e câmeras. A demonstração foi feita com o tablet Venue 8 7000, da Dell, que ganhou recursos para mudar o foco da imagem depois que ela foi tirada e a função de mapeamento 3D. O exemplo usado na apresentação simulou uma atividade comum no dia a dia de muita gente: a hora de cozinhar.

No palco, um cozinheiro usou o aplicativo de receitas Food Network, e mostrou a possibilidade de cozinhar utilizando as receitas mais complexas sem ao menos tocar no tablet, deixando todo o trabalho "na mão" dos sensores de movimento.

Cozinheiro usando RealSense

A Intel também exibiu um "pequeno exército" de drones equipados com o RealSense. Eles sobrevoaram pelo público mostrando que são capazes de reconhecer um ao outro, além de identificar outros obstáculos, usando a captura de movimentos e não a tecnologia GPS. Outra novidade anunciada é uma tecnologia de carregamento sem fio em parceria com a empresa Marriott para adaptar o serviço em hotéis ainda neste ano.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.