CES 2015: Intel anuncia o Compute Stick, um PC em forma de pen drive

Por Redação | 08.01.2015 às 10:01
photo_camera Divulgação

Desde o a chegada de dispositivos como o Google Chromecast, outras empresas apostam na criação de produtos inovadores tão pequenos quanto um pen drive e tão potentes e versáteis quanto um computador convencional. E a Intel acaba de entrar nesse grupo de companhias interessadas em disponibilizar no mercado máquinas ultracompactas para uso na sala de estar ou no escritório. O último lançamento da entidade é o PC de bolso Compute Stick.

Revelado durante a CES 2015, em Las Vegas, trata-se de um pequeno computador com Windows 8.1 pré-instalado, mas que também funciona como streamer de mídia, assim como o concorrente da gigante das buscas. O Compute Stick é compatível com o padrão HDMI 1.4a e vem com um processador Atom Bay Trail Quad-Core, 2 GB de memória RAM e armazenamento interno de 32 GB (expansível via cartão SD). Opções de conectividade incluem rede Wi-Fi 802.11bgn e Bluetooth 4.0.

Intel Compute Stick

O acessório será vendido por US$ 149. Durante a apresentação, a Intel afirmou que oferecerá uma versão alternativa do Compute Stick com o sistema operacional Ubuntu para aqueles que não preferem Windows. A versão com a plataforma do pinguim deve ser mais barata (US$ 89,00), mas com configurações modestas: 1 GB de RAM e 8 GB de armazenamento interno.

A Intel também deixou claro que há planos para melhorar as capacidades do Compute Stick nas próximas gerações do aparelho, atualizando o poder de fogo do dongle com outros processadores da linha Bay Trail, Chery Trail ou mesmo da linha Core M. O Compute Stick deve ser lançado no mercado a partir de março.