CES 2014: novo processador da Qualcomm e expectativas para o futuro mobile

Por Redação | 07 de Janeiro de 2014 às 17h40

Steve Mollenkopf, o novo CEO da Qualcomm, gigante americana famosa pelos seus processadores que estão presentes em quase todos os smartphones e tablets topo de linha do mercado, falou sobre os planos da empresa pro futuro e anunciou as novidades do novo processador, o Qualcomm Snapdragon 805.

CEO Qualcomm

Steve Mollenkopf, novo CEO da Qualcomm (Foto: Jason Jenkins/CNET)

Segundo ele, a tecnologia que dominará o mundo no futuro próximo é a de dispositivos móveis, e que várias áreas da indústria se beneficiam com as inovações trazidas por ela, como outros eletrônicos (TVs, DVDs), tecnologias vestíveis (smartwatches) e até mesmo a área automobilística.

Completa ainda que o próximo passo para a computação é fazer com que os processadores imitem o funcionamento do cérebro humano. "Nós ainda não mudamos a arquitetura fundamental de como os processadores funcionam, e ainda há um atraso muito grande entre o que os computadores podem fazer hoje e o que vemos em filmes de ficção científica, e tirar esse atraso é quase que um projeto da Qualcomm", diz ele.

Mas enquanto esse futuro não chega, a empresa apresenta algumas novidades para este ano. Alguns jornalistas perguntaram-no por que a empresa não anunciou tantos lançamentos como na CES do ano passado, e Mollenkopf respondeu que a companhia tem muitos produtos para apresentar, porém não quer ajudar a concorrência os anunciando tão cedo, e que durante o ano deveremos ver bastante coisa nova.

Jornalistas também perguntaram se a empresa planeja entrar na área dos processadores para servidores, e a resposta foi que não. O novo CEO afirmou que a empresa ainda tem muito o que inovar na área dos dispositivos móveis, como a disseminação dos processadores de 64 bits e a expansão do 4G LTE pelo mundo. Mas caso a companhia decida entrar nesta área, de servidores, as características dos chips para dispositivos móveis serão mantidas, como o baixo consumo de energia.

A novidade para o começo do ano é o novo processador Qualcomm Snapdragon 805, que traz diversos recursos interessantes para dispositivos móveis, como o "Chroma Flash", que tira duas fotos quase que instantaneamente: a primeira antes do flash e a segunda já com a luz e depois junta as duas imagens para obter a melhor foto. Além disso, recursos como "Touch to Track" e "Optizoom", permitem travar o foco em determinado objeto, bastando tocar nele, para que o sistema o acompanhe mesmo que esteja se movendo, fechando o zoom caso ele se afaste.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.