CES 2014: está dada a largada para mais uma leva de novidades tecnológicas

Por Igor Lopes | 06.01.2014 às 02:34 - atualizado em 06.01.2014 às 09:40

* Em Las Vegas, EUA

Como de costume, a CES (Consumer Electronics Show), uma das mais importantes feiras de tecnologia do mundo, dá a largada oficial do ano para a indústria. A abertura dos pavilhões acontece na próxima terça-feira (7), mas já neste domingo o burburinho tem início com um evento para jornalistas e convidados do evento. Amanhã (6) é dia de keynotes e coletivas de imprensa. E é claro, o Canaltech já está por aqui para acompanhar tudo de perto.

ces credencial

Em sua 47ª edição, a CES enfrenta neste ano o mesmo desafio que já a assombra há algumas edições: com grandes players do mercado de fora da feira (lê-se Google, Microsoft e Apple) privilegiando eventos próprios ou especializados, a CES depende de grandes lançamentos e apresentações de produtos de quem ainda está por aqui, como a Sony, LG ou Samsung. E há anos essas empresas trazem produtos novos, mas não exatamente inovadores para a feira.

LG G Flex

Smartphones curvos, como o LG G Flex, devem ser tendência este ano

Em certa medida, 2014 pode ser um ano muito parecido com 2013 para a CES. Algumas informações sobre novos gadgets e produtos já estão vazando na internet, e o que estamos prestes a ver será, talvez, mais do mesmo: 4K, smartphones, tablets, híbridos e os novos queridinhos da indústria, a wearable tech, ou tecnologia vestível. Por enquanto, nada de novos formatos, novas mídias ou grandes inovações de hardware que já marcaram a feira no passado. Aqui vale lembrar: a CES foi palco para a apresentação de tecnologias como o VCR (1970), o player de CD (1981), o DVD (1996), a TV de Plasma (2001) e o Blu-Ray (2003), só para citar algumas.

Claro, é de se esperar que os eventos se transformem junto da indústria, mas ainda assim, a relevância da CES parece estar diminuindo à medida em que ela se transforma cada vez mais em um repositório de produtos, gadgets e coisas curiosas, mas falha na apresentação de tecnologias que realmente inovam a indústria e empolgam o consumidor - que pelo nome do evento, seria aqui o principal interessado.

Mas o que esperar para 2014, enfim?

Apesar da baixa expectativa, a CES não virou um zero à esquerda – LONGE disso! Com mais de 3,2 mil expositores este ano e 17 milhões de metros quadrados ocupados por novidades, ela ainda é um dos principais pontos de encontro para aficionados por tecnologia, representantes da indústria, consumidores, empreendedores e profissionais da mídia, e entrega, sim, coisas interessantes a cada ano. Em 2013 vimos os primeiros displays dobráveis, por exemplo, que apesar de ainda em fase de experimentação, abrem espaço para algumas boas ideias para a indústria.

Neste ano, o 4K deve dominar novamente o cenário da feira. Os fabricantes que já mostraram a tecnologia no ano passado devem chegar com novos modelos, possivelmente mais baratos, e aqueles que não o fizeram, com certeza farão. O desafio agora está na geração de conteúdo para esses mamutes de resolução, que ainda carecem de vídeos, filmes, programas e entretenimento o suficiente para justificar a compra de uma TV 4K pelo consumidor. O YouTube estará na feira com o lançamento da resolução 4K na plataforma, baseada em um novo codec. Este deve ser um passo importante rumo ao futuro da ultra resolução na TV.

4K

Será que as TVs 4K estarão, finalmente, acessíveis para o consumidor final?

De maneira semelhante, os gadgets "vestíveis" devem voltar a ser destaque durante o evento. No ano passado, vários "genéricos" do Google Glass apareceram por aqui, assim como alguns relógios inteligentes. Ao longo de 2013, o Pebble e o Galaxy Gear, da Samsung, abriram espaço para o que parece ser o novo nicho de inovação da indústria. Neste ano, podemos esperar todo tipo de produtos vestíveis como smartwatches, pulseiras e um grande número de óculos inteligentes – que devem priorizar a estética e transformar o produto em algo que usaríamos no dia-a-dia, e não só em um objeto de filme de ficção científica. O desafio da indústria agora é mostrar que esses produtos são algo que o consumidor realmente pode integrar ao seu cotidiano.

Tradicionalmente os jogos não têm muito destaque na CES – a maioria dos fabricantes do setor guarda suas surpresas para a E3, em julho –, mas nessa edição algumas novidades prometem empolgar os gamers. A principal delas vem da Valve, que deve introduzir todos os parceiros que darão suporte à sua nova plataforma de games, a SteamOS. Além disso, empresas como a Sony, com o PS4, e a Nvidia, que no ano passado revelou o Project Shield durante o evento, também prometem novidades.

Carros inteligentes e não-poluentes, empreendedorismo e startups devem receber um destaque este ano, com áreas maiores dedicadas a esses setores.

Acompanhe a CES

O Canaltech já está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2014, que começa na próxima terça-feira (7) e vai até sexta-feira (10). Acompanhe conosco!