CES 2014: Yahoo apresenta News Digest, seu novo aplicativo de notícias

Por Redação | 08 de Janeiro de 2014 às 16h00

Nesta terça-feira (7), o Yahoo! anunciou uma série de novidades durante a CES (Consumer Eletronics Show) 2014. Dentre elas, estão as destinadas à visualização de notícias, incluindo o Yahoo! News Digest, um aplicativo que tem como objetivo tornar a visualização de notícias em dispositivos móveis mais intuitiva e informativa.

Segundo a apresentação, comandada pela CEO do Yahoo!, Marissa Mayer, a ideia é acabar com a famoso termo da web "tl; dr", que em inglês, significa "muito longo, não li" ("too long, didn't read"). Para isso, o app resume as informações principais que você precisa saber sobre uma notícia, porém, também indexa conteúdo de diversas outras fontes, como por exemplo, textos, vídeos, tweets e artigos.

Yahoo News Digest

O News Digest será atualizado diariamente das 8h às 18h no horário local dos Estados Unidos, e pode destacar entre cinco e 10 notícias que estão sendo mais faladas no momento, dependendo da quantidade de matérias circulando.

Átomos

Para tornar o app possível, o Yahoo! está usando um novo algoritmo, que identifica por sua vez o que o Yahoo! está chamando de "Átomos". Cada átomo consiste em uma informação em uma formato específico, como por exemplo, uma foto, um infográfico ou artigo na Wikipédia. A tecnologia é oriunda do Summly, um aplicativo adquirido no ano passado pela companhia por US$ 30 milhões.

"O que eu amo no Yahoo! News Digest é como fotos, artigos, redes sociais são entregues em uma experiência bem organizada", disse Mayer durante o anúncio. "Nós queríamos aproveitar o poder da web em temas que amamos. Nós encontramos inspiração nas revistas com voz editoral e a combinamos com a elegância de algumas publicações para criar um novo produto", completou.

Yahoo News Digest

O app está disponível para iPhone e iPod Touch, contudo, a empresa disse ao Mashable que deverá lançar uma versão para Android no futuro, assim que coletar feedbacks sobre o News Digest.

Além do News Digest, outros destaques da apresentação do Yahoo foram o Aviate, aplicativo para Android que usa serviços de localização para entregar notificações e informações da região onde o usuário está; e o Yahoo Magazines, que utiliza a tecnologia e uma interface baseada no Tumblr para entregar conteúdo em um formato diferente, parecido com o de uma revista digital.

Confira abaixo um vídeo explicativo do app:

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.