Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2014: Razer anuncia computador modular inspirado em LEGO

Por| 09 de Janeiro de 2014 às 15h50

Link copiado!

Divulgação
Divulgação

Lembra do Project Ara? Elaborado pela Motorola em parceria com a Phonebloks, a ideia é permitir que o consumidor escolha quais os melhores componentes para montar, literalmente, um smartphone. Em uma única base, é possível remover diversos itens como processador, memória RAM, câmera e suporte a 4G, para então mudá-los por peças mais ou menos avançadas. Tudo de acordo com o gosto pessoal do usuário.

Bom, e se esse conceito inspirado nos brinquedos da LEGO fosse adaptado para os desktops? Afinal, não é todo mundo que se arrisca a trocar o hardware de suas máquinas. A Razer pensou nisso e anunciou durante a CES 2014 o Projeto Christine. Trata-se de um computador em forma de torre modular com o mesmo objetivo do Project Ara: blocos que podem ser removidos e encaixados sem a necessidade de chamar um técnico ou especialista para realizar a troca.

O usuário pode plugar todos os componentes de um PC comum, como CPU, GPU (placa de vídeo), HDD, drives de disco óptico, interface I/O (USB, rede e outros), memória RAM, e fontes de alimentação, sendo que cada um deles se comunica com o gabinete principal através da arquitetura PCI-Express. Quando um item é plugado, ele é automaticamente sincronizado à base, que por sua vez reconhece a função daquela peça, em conexões que a companhia chama de "plug-and-play". Tudo pode ser controlado por uma tela LCD sensível ao toque que mostra informações de cada módulo.

Outra vantagem é que a torre possui uma quantidade mínima de cabos, já que cada módulo é separado um do outro e funciona de forma independente. Isso permite que o gabinete tenha isolamento de barulho e resfriamento líquido baseado em óleo mineral, o que, de acordo com a fabricante, possibilita que a máquina faça overclock de fábrica sem que eles percam a garantia. Além disso, este promete ser o fim de várias preocupações envolvendo a capacidade do chassis de suportar tantos componentes ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade

"O Projeto Christine é um novo conceito de design que pretende revolucionar a maneira como as pessoas veem um PC. Esse é o primeiro sistema de jogos capaz de se manter atualizado com a tecnologia, permitindo que os consumidores nunca mais precisem comprar um computador ou console", disse Min-Liang Tan, cofundador da Razer.

Vale lembrar que a torre do Projeto Christine só aceita peças fabricadas pela própria Razer. A empresa não divulgou mais dados do produto, como preço e previsão de lançamento no mercado, nem detalhes sobre a fonte de energia que alimenta o computador. No entanto, a companhia considera adotar um modelo de assinatura e troca de módulos caso a ideia seja bem aceita pelos consumidores. Dessa forma, os usuários só gastariam com os componentes que realmente precisam, em vez de comprar uma máquina nova.