CES 2014: Qualcomm anuncia novos chips para SmartTvs e carros inteligentes

Por Igor Lopes | 06.01.2014 às 19:18

*Em Las Vegas, Estados Unidos

Quem acompanhou a apresentação circense da Qualcomm durante a CES 2013 e a sóbria sessão de perguntas e respostas que a empresa promoveu na tarde de hoje, durante sua keynote de abertura da CES 2014, julgaria que tratariam-se de duas empresas completamente diferentes.

Os anúncios, realizados através de um comunicado divulgado na manhã de hoje, focam em duas das tendências que devem marcar a CES deste ano: SmartTVs 4K e veículos inteligentes.

Focado em suportar resoluções Ultra HD em dispositivos de reprodução de mídia como televisores inteligentes, o o novo chip Snapdragon 802 foi o primeiro dos anúncios da empresa nesta segunda-feira (6).

O processador dá suporte à multitarefa, uma das principais caracteristicas do uso de dispositivos de reprodução de mídia atualmente. De acordo com a empresa, será possível ao usuário, por exemplo, navegar pela web enquanto assiste a um filme em streaming, ou jogar um game enquanto realiza uma videoconferência.

O chip carrega um núcleo quad-core Krait de 1,8GHz e será capaz de realizar um "upscale" em imagens de 1080p para 4K, assim como acelerar o processamento de aplicativos em SmartTV, que ainda sofrem com processadores lentos. Ainda não há data confirmada, mas o novo Snapdragon deve chegar ao mercado ainda neste ano.

A empresa deu ainda uma passo em direção a um dos setores que têm ganhado destaque na CES, revelando também o Snapdragon 602A, focado em funcionalidades para o setor automotivo. O processador traz as mesmas características do Snapdragon 600 para dispositivos móveis como smartphones e tablets, apresentado na CES 2013, mas é agora otimizado para sistemas de bordo e entrenimento em veículos.

Além dos suportes de Wi-Fi, 3G e 4G e para conectividade Bluetooth 4.0, o chip permite a instalação de múltiplos displays HD. O novo chip dará suporte para algumas funções interessantes, como reconhecimento de voz e gestos, além de sistemas de navegação GPS em 3D e streaming de imagens em HD.