CES 2014: PrioVR permite controlar games usando seu corpo inteiro

Por Redação | 08 de Janeiro de 2014 às 16h57

Novos consoles e gadgets para gamers tradicionalmente não são os protagonistas na CES, mas ano após ano, grandes, médias e pequenas empresas do setor sempre trazem algumas novidades e inovações que chamam a atenção no evento. É o caso do novo conceito de controle de corpo inteiro para games apelidado de PrioVR, da startup YEI Technology.

O equipamento pode não parecer bonito, mas inclui encaixes com sensores de inércia para os braços, pulsos, torso e cabeça do jogador, além de dois controles nunchuk do Nintendo Wii, que juntos permitem que o personagem do game seja completamente controlado por movimentos físicos do player.

Conforme o jogador com o equipamento move seus membros, a resposta do personagem na tela é exatamente a mesma, o que permite comando muito mais verossímeis dentro do game. No demo de first person shooter (FPS) exibido na CES, por exemplo, é possível fazer o personagem usar suas armas para atirar com uma ou duas mãos, para os lados e até por trás da cabeça.

De acordo com a empresa, o equipamento também poderá ser integrado aos óculos de realidade virtual Oculus Rift. Por enquanto, o conceito deve ficar restrito apenas a jogos para PC, já que desenvolvê-lo para consoles envolve arquiteturas fechadas.

A statrtup tentou o financiamento da tecnolgia através de uma campanha de crowdfunding no KickStarter, mas não alcançou a meta desejada. Entretanto, a equipe não desistiu do projeto e deve iniciar uma nova campanha em fevereiro, após algumas revisões do projeto final.

Se a campanha alcançar a meta de financiamento, a empresa espera colocar o PrioVR no mercado até o final deste ano. O equipamento completo deverá ser vendido por "menos de US$ 400", de acordo com a YEI Technology.

Veja o controle em funcionamento no vídeo abaixo:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.