CES 2014: Intel lança produtos voltados para Computação Imersiva

Por Pedro Cipoli | 06 de Janeiro de 2014 às 20h39

Na Consumer Eletronics Show de 2014 a Intel não focou especificamente em seus novos chips, mas em um conceito completamente novo conhecido como computação imersiva. Esse conceito pretende tornar a interação entre usuário e máquina mais "humana", sendo uma combinação entre software e hardware para tornar a webcam dos computadores um leitor de gestos ao estilo Tony Stark.

A tecnologia tem o nome de RealSense 3D e foi desenvolvida e aperfeiçoada pelo Grupo de Computação Perceptual da Intel. Grandes parceiros trabalharam junto nesse conceito, como Autodesk, DreamWorks, Skype e 3D Systems. A câmera terá um sensor 1080p com capacidades de conhecimento 3D de movimentos do usuário, pŕovavelmente equipando os Ultrabooks lançados no segundo semestre desse ano.

Intel RealSense 3D

Parceiros como Dell, ASUS, HP, Lenovo e NEC já confirmaram que irão lançar produtos com a RealSense 3D, e alguns protótipos já estão à mostra durante a CES deste ano. E não é somente a câmera que utilizará a tecnologia. Os novos modelos contarão com o software Nuance Dragon Assistant, fazendo com que os computadores consigam entender comandos de voz ao estilo Siri ou S Voice, recebendo não só "ordens" para executar tarefas, mas também adquirindo funções de assistente pessoal.

Um dos focos da Intel é o uso dessa tecnologia para jogos infantis, com dois títulos disponíveis que já utilizam o RealSense 3D: Big Red Dog e I SPY, da Scholastic. Outra função prevista é otimizada para impressoras 3D com o já anunciado software Sense da 3DS, previsto para entrar em circulação também na segunda metade de 2014. É realmente difícil imaginar um limite para o uso dessa tecnologia caso ela realmente emplaque. Só nos resta esperar que os primeiros produtos cheguem ao mercado para termos a oportunidade de conhecer cada uma das funções.

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!