CES 2014: Imagination Technologies anuncia sua linha de GPUs para smartphones

Por Pedro Cipoli | 09 de Janeiro de 2014 às 12h40

A Imagination Technologies é uma das ilustres desconhecidas que fazem parte do dia a dia de muitos usuários sem que a maioria deles saiba. Ela é uma empresa londrina que fabrica GPUs para dispositivos móveis, estando presente em todas as gerações de iPhones e iPads da Apple com a sua linha PowerVR, sendo uma das principais concorrentes da série Adreno da Qualcomm e Mali da ARM.

PowerVR-Series6XT6XE-GPU-PowerVR

Durante a CES deste ano a IT anunciou a sua nova geração de GPUs, a série PowerVR Series 6XE Rogue, prometendo 50% mais desempenho do que a geração anterior, além do suporte resoluções 4K. Isso é bastante coisa, considerando que a "geração anterior" equipa o iPhone 5S, iPad Air e iPad Mini Retina (estes trazem GPUs PowerVR G6430), suportando OpenGL 3.0, OpenCL 1.X e DirectX 10, o que faz delas uma opção para tablets e smartphones com Windows.

PowerVR-Series6XT-GPU-OpenGL-ES-3.0

Mesmo com mais processamento, elas trarão o mesmo consumo de energia, mas com um adicional importante: um sistema de gerenciamento de energia mais agressivo, diminuindo o gasto quando o dispositivo estiver ocioso (quando desligamos a tela, por exemplo) e melhorando a autonomia de bateria de smartphones e tablets.

PowerVR-Ultra-HD-DeepColour

A empresa anunciou que os primeiros chips equipados com as novas GPUs serão vistos ainda em 2014, então podemos esperar que fabricantes como Mediatek, Texas Instruments (que fornece chips para o Kindle Fire, entre outros) e provavelmente a próxima geração de iPhones e iPads venham com essa novidade.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.