CES 2014: Empresa apresenta óculos que permitem enxergar sob a pele humana

Por Redação | 10 de Janeiro de 2014 às 15h05

A cada nova edição da CES, gadgets apresentados mostram inovações que trazem elementos da ficção científica mais próximos da nossa realidade, mesmo que o público alvo não seja o usuário final.

Esse é o caso do novo gadget médico Eyes-On Glasses, apresentado pela empresa de soluções em tecnolgia hospitalar Evena, que proporciona uma espécie de visão de raio-x para médicos e enfermeiros observarem veias por baixo da pele de pacientes em tempo real.

Para construir a imagem das veias, os óculos emitem quatro tipos diferentes de pulsos constantes de luz. Juntos, ao retornarem para o visor dos óculos, os pulsos são compostos novamente em uma única imagem, que fazem o mapeamento subcutâneo do local observado.

A ideia do gadget médico é evitar problemas durante injeções e perfurações para aplicação de medicamento intravenoso ou retirada de sangue. Com o mapeamento mais claro das veias, é possível o médico ou enfermeiro sempre visualizar qual o local e direção ideal para espetar a agulha, o que evita injeções dolorosas ou perda de tempo para achar uma veia boa.

Os óculos também mostram o fluxo de sangue e líquidos sob a pele em tempo real, o que ajuda a detectar um possível vazamento de medicação ou uma veia que possa ter estourado. O visor pode ainda ser pareado com um tablet, para que mais de um profissional possa acompanhar o procedimento ao mesmo tempo.

De acordo com o site The Verge, os óculos entram em produção a partir de abril deste ano, e o preço será de US$ 10 mil. Veja o gadget em funcionamento no vídeo abaixo:

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!