CES 2013: Sony apresenta smartphone Xperia Z e novos televisores Ultra HD

Por Redação | 08 de Janeiro de 2013 às 12h42

A Sony apresentou nesta segunda-feira (7) durante sua conferência de imprensa na CES 2013 (Consumer Electronic Show) em Las Vegas, Estados Unidos, o seu novo smartphone Xperia Z e novos modelos de televisores Bravia Ultra HD, ou resolução 4K, de 55 e 65 polegadas — menores e mais baratos do que os modelos de 84 polegadas.

O Sony Xperia Z, que pretende concorrer diretamente com o iPhone 5 e com o Samsung Galaxy S III, é equipado com display touchscreen de 5 polegadas com resolução de 1080p, processador quad-core Qualcomm Snapdragon S4 Pro de 1,5GHz, conexão 4G, roda Android Jelly Bean 4.1, 2GB de memória RAM, câmera traseira de 13 megapixels e frontal de 2,2 megapixels, suporte para tecnologia NFC (Near Field Communication), 16GB de armazenamento interno, podendo ser expandido até 32GB com cartão microSD, e bateria de 2.330mAh.

O aparelho ainda é à prova d'água e de poeira, podendo ficar submerso por até 30 minutos em uma profundidade máxima de um metro. E junto com o Xperia Z, a empresa anunciou que irá lançar em alguns mercados, que não foram especificados, o Xperia ZL, uma versão menor do top de linha, mas com os mesmos recursos.

Sony Xperia Z

Reprodução: TechCrunch

O dispositivo também é focado na distribuição de conteúdos multimídia da Sony aos usuários, ou seja, eles terão acesso à ferramentas como Walkman para o download de músicas; Sony Music para o streaming de canções; Movies para conteúdo em vídeo; Video Unlimited para aluguel e compra de filmes; e o Playstation Mobile para acessar os aplicativos de jogos da Sony. E o aplicativo Album também permitirá que os usuários extraíam imagens do Facebook ou Picasa e insiram a geolocalização para mapear as fotos.

Por enquanto, a Sony revelou apenas que planeja o lançamento global do Xperia Z - disponível em três cores diferentes: preto, branco e roxo - para o primeiro trimestre de 2013, mas ainda não revelou em quais países ele será lançado e nem seu possível valor.

TVs

E os lançamentos da Sony não param por aí. A empresa também apresentou seu primeiro protótipo de TV 4K com tecnologia OLED (diodo orgânico emissor de luz) e mais dois novos modelos de TVs LED 4K que chegarão ao Brasil ainda no ano de 2013.

Sony Ultra HD TV

Reprodução: Engadget

O modelo de TV OLED, com tela de 56 polegadas, obtém resolução 4K (3840 x 2160) utilizando os mais novos semicondutores óxidos TFT (thin-film transistor). O aparelho também incorpora a tecnologia "Super Top Emission" da Sony, que possibilita que a luz seja extraída da camada estrutural de OLED de forma mais eficiente.

Combinando estas duas tecnologias, a Sony foi capaz de melhorar alguns diferenciais oferecidos pela tecnologia OLED, especialmente no que diz respeito à manufatura de TVs com telas grandes.

O protótipo apresenta todas as funcionalidades esperadas de TVs OLED, como alto contraste, brilho superior, tempo de resposta de vídeo mais rápido e imagens mais ricas em qualquer ângulo de visão – tudo em uma tela grande com qualidade 4K (equivalente a quatro vezes a resolução de uma TV Full HD).

A CES 2013 também destaca dois modelos de TV 4K que, em breve, chegarão ao mercado brasileiro. São as TVs LED 4K XBR-55X900A (55”) e XBR-65X900A (65”), que reúnem altíssima resolução e, segundo a empresa, preços mais acessíveis ao consumidor.

Os equipamentos poderão usufruir de uma nova tecnologia chamada Triluminos Display, disponível em televisores 2K e 4K, que oferece cores mais reais nas TVs, câmeras digitais e filmadores. A previsão é que as TVs cheguem ao país ainda neste ano de 2013, com valor a ser definido futuramente.

Acompanhe a CES

O Canaltech está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que vai de terça (8) até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!

Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.