CES 2013: Samsung convida as pessoas a descobrir um novo mundo de possibilidades

Por Igor Lopes | 08.01.2013 às 11:50 - atualizado em 08.01.2013 às 15:49

* Em Las Vegas, EUA

"Será que é possível?" Com essa pergunta, a Samsung marcou sua coletiva de imprensa na CES 2013, na tarde desta segunda-feira. Ao longo da apresentação de 45 minutos, um vídeo mostrava artistas e personalidades norte-americanas com dúvidas tecnológicas referentes a atividades do dia a dia, sempre perguntando se era possível realizar aquilo de uma maneira simples. Em todos os casos, a sul-coreana aparecia como a "salvadora", oferecendo soluções jamais vistas para as situações apresentadas.

"Nós entendemos os consumidores, suas vidas e suas expectativas. Com base nessa leitura, somos capazes de enxergar as tendências e criar experiências inovadoras", disse Boo-Keun Yoon, presidente da Samsung Electronics. E parece que, realmente, algumas questões que deixavam os consumidores reticentes foram bem resolvidas nessa nova linha de produtos.

Televisões ainda mais interativas e atuais

Você comprou uma TV há pouco mais de um ano? As chances dela já estar ultrapassada e não oferecer todas as novidades do momento são grandes, certo? A nova linha da Samsung, LED F8000, promete resolver esse problema com um "Evolution Kit" - basta acoplar uma "caixinha" na traseira do aparelho para que toda a evolução tecnológica se faça presente, mesmo se seu monitor fizer parte da linha anterior.

Outro detalhe é com relação aos aplicativos. Se sua TV já pertence à categoria "Smart", também é muito provável que você esteja desapontado com a velocidade de processamento do aparelho. Essa questão promete ser resolvida com um novo processador quad-core, o primeiro da categoria. Toda a interface do SmartHub também foi alterada para oferecer o conteúdo de maneira mais organizada.

Se o controle remoto dessa televisão sumir, também não há motivo para preocupação: a TV do futuro/presente entende comandos de voz (claro, só em inglês por enquanto - veremos a partir de hoje, durante a feira, o quão apurado esse serviço é). E com TVs cada vez maiores ocupando paredes inteiras da sala de estar, o design desses aparelhos também passou a importar cada vez mais. "Tradicionalmente, sempre se fala a respeito da qualidade da imagem nas TVs. Mas, de 5 anos para cá, a Samsung revirou esse mercado de ponta-cabeça ao prezar também pelo design de seus produtos", afirmou Tim Baxter, presidente da Samsung America.

Para finalizar, que tal ter uma TV "2 em 1"? Esta é a resposta da Samsung para aqueles que costumam dizer que a televisão dispersa a família. Uma nova função permite que dois canais sejam exibidos simultaneamente, na mesma tela. Essa técnica so é possível com monitores que trazem a tecnologia OLED e funciona de forma similar ao recurso Dual Play das TVs 3D (aquele que permite que 2 pessoas joguem games multiplayer sem dividir a tela). Assim, você e sua namorada podem dividir o sofá, mesmo se quiserem ver programas distintos.

Um detalhe bastante importante ficou de fora da apresentação: o preço dessa belezinha. Mas, se tivermos como base os US$ 12 mil que a LG cobrará pela TV que demonstrou nesta segunda...

Utilidades Domésticas

O discurso da empresa, aqui, é o mesmo das TVs: apresentar um novo mundo de possibilidades ao consumidor. Assim, a Samsung apresentou um fogão elétrico "multitask", capaz de aquecer dois recipientes a temperaturas diferentes ao mesmo tempo. A geladeira também virou "2 em 1", e é capaz de se transformar em freezer ao apertar apenas um botão. A lavadora de roupas, com um design premiado, comporta uma maior quantidade de conteúdo em um espaço menor.

A partir de amanhã, todos os produtos estarão expostos. Fique de olho no Canaltech para saber nossas primeiras impressões!

Acompanhe a CES

O Canaltech está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que começa na terça-feira (8) e vai até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!