CES 2013: Qualcomm revela nova linha de processadores Snapdragon

Por Redação | 08.01.2013 às 12:50 - atualizado em 08.01.2013 às 13:17

A Qualcomm, uma das maiores produtoras de chipsets para dispositivos móveis, revelou nesta segunda-feira (7) durante sua coletiva de imprensa na CES 2013 (Consumer Electronic Show) em Las Vegas, Estados Unidos, sua nova linha de processadores Snapdragon mais rápidos e econômicos, os Snapdragon 200, 400, 600 e 800.

"Todos nós somos parte do que chamamos de 'Geração M', a geração nascida móvel", afirmou em sua apresentação o atual chefe executivo da Qualcomm Paul Jacobs. "Nós todos realmente esperamos e queremos dispositivos móveis na palma de nossas mãos".

Os novos modelos de processadores Snapdragon possuem performance superior aos modelos anteriores em até 75%. Os chips são equipados com a tecnologia LTE da Qualcomm e com o novo protocolo Wi-Fi, o 802.11ac. Segundo o TechCrunch, a linha 800 dos processadores será equipada com com quatro núcleos Krait 400 de 2.3GHz, GPU Adreno 330, memória LPDDR3, reprodução e gravação de vídeos com resolução 4K, também conhecida como Ultra HD, e suporte para a conexão com monitores com resolução de até 2560x2048 pixels.

O Snapdragon 600, por sua vez, é uma versão melhorada do seu antecessor, o Snapdragon S4 Pro, e possui quatro núcleos de processamento Krait 300 de 1.9GHz, GPU Adreno 320 e suporte para a memória LPDDR3. As séries 400 e 200 dos processadores da Qualcomm serão compostas por chipsets mais básicos que visam proporcionar maior tempo de duração para a bateria do smartphone ou tablet, mas, por enquanto, a empresa não revelou muitos detalhes acerca dos componentes.

Qualcomm CES 2013

Steve Ballmer e Paul Jacobs palco CES 2013 (Reprodução: CNET)

A apresentação da empresa de processadores móveis ainda contou com várias surpresas, como participação do atual CEO da Microsoft, Steve Ballmer, que comentou a relação das duas companhias para o Windows Phone e o Windows RT. A Microsoft anunciou que deixaria de participar da CES no ano passado. Tradicionalmente, o CEO da empresa era o responsável pelo discurso abertura da feira, o que acontecia desde 1999, com Bill Gates e depois com Ballmer. Com a saída da empresa, o CEO da Qualcomm assumiu a posição.

Participaram também da palestra o diretor de cinema Guillermo Del Toro, o campeão da Sprint Cup da Nascar, Brad Keselowski, a atriz Alice Eve, que estrelará o próximo filme da série Star Trek: Into Darkness, e até o personagem Big Bird, da série infantil Vila Sésamo — todos comentaram sobre os benefícios dos processadores Qualcomm para o seu trabalho. Ao final da apresentação, a banda Maroom 5 também realizou um pocket show com algumas músicas.

Além disso, a companhia confirmou que pelo menos 50 novos modelos de dispositivos móveis devem chegar ao mercado nos próximos meses, equipados com os novos processadores Snapdragon.

Acompanhe a CES

O Canaltech já está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que começa nesta terça-feira (8) e vai até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!