CES 2013: Novos robôs LEGO Mindstorm poderão ser controlados por smartphones

Por Redação | 10 de Janeiro de 2013 às 16h50
photo_camera Engadget

A produtora das peças de montar mais famosas do mundo, a LEGO, também está presente na edição deste ano da CES (Consumer Electronic Show) em Las Vegas, Estados Unidos, e apresentou algumas novidades para os robôs Mindstorm. A quarta geração do kit, o EV3 – a caixa que é capaz de controlar os robôs feitos de LEGO – possui suporte para controle via smartphones iOS ou Android.

"Há quinze anos, nós éramos uma das primeiras companhias a ajudar as crianças a usarem o poder da tecnologia para dar vida às suas criações de LEGO com a plataforma Mindstorm", afirmou em nota oficial Camilla Bottke, líder do projeto LEGO Mindstorm. "Agora, estamos equipando a geração de crianças familizarizadas com literatura e tecnologia com kits robóticos sofisticados, porém acessíveis, que condizem com suas expectativas e habilidades para que elas possam liberar seu verdadeiro potencial, surpreender, emocionar e impressionar o mundo com sua criatividade".

LEGO Mindstorm EV3

Reprodução: Engadget

O novo kit Mindstorm será composto por 594 peças, custará US$ 350 (R$ 714) e terá suporte para dispositivos equipados com plataformas como iOS e Android, o que indica que o robô poderá ser controlado facilmente por smartphones neste primeiro momento. A LEGO afirma que o robô poderá aprender a seguir seu controlador com base em sua localização, ou seja, o mecanismo poderá seguir o usuário pelas informações fornecidas pelo GPS do seu aparelho móvel.

Além disso, o EV3, que será lançado no segundo semestre de 2013 nos Estados Unidos, é equipado com processador ARM9, 16MB de memória RAM, 64MB de memória flash, entrada para cartões SD e cabos USB. O cérebro do robô, conhecido como Intelligent Brick, roda uma versão atualizada do Linux, garantindo maior 'hackeabilidade' e ainda é equipado com sensor infravermelho em seus olhos, o que faz com que o robô registre facilmente o movimento ao seu redor.

Acompanhe a CES

O Canaltech está em Las Vegas para cobrir as novidades da CES 2013, que vai de terça (8) até sexta-feira (11). A feira deverá receber 20 mil produtos, 150 mil participantes e 3 mil expositores de 150 países diferentes.

Acompanhe com a gente tudo que rola na CES 2013!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.